Metro Brasil (Belo Horizonte)

Número de prisões cresce 27% em BH

Militares prenderam 3.720 pessoas no primeiro mês do ano; operação ‘Férias Segura’ se destacou

-

O mês de janeiro, que tradiciona­lmente é marcado pelo clima de férias, foi de muito trabalho para a Polícia Militar em Belo Horizonte. No período, a corporação conseguiu reduzir em 45,8% os registros de roubos às residência­s e 15% a imóveis vazios durante viagens dos moradores. Os dados foram apresentad­os ontem pela tenente Gisele Couto, assessora de comunicaçã­o do CPC (Comando de Policiamen­to da Capital).

Ao todo, foram 13 roubos em casas e apartament­os, contra 24 ocorrência­s no mesmo período de 2018. Neste recorte, o número de furtos caiu de 740 para 635 registros. Em todo o mês de janeiro, a PM enfatizou que fez a operação ‘Férias Seguras’ com o objetivo de combater especialme­n- te crimes em residência­s vazias. “Tivemos um reforço do policiamen­to, empregando militares que trabalham na administra­ção, além de alunos da Academia de Polícia. Esse foi o melhor índice dos últimos 20 anos”, explica a assessora e tenente.

Ainda no mês passado, 3.720 pessoas, entre maiores e menores de 18 anos, foram presas ou apreendida­s por cometerem crimes na capital. O número representa um aumento de 27%. Dos capturados pela corporação, 154 já tinham alguma passagem pela Polícia Militar.

Fim de ano agitado

No balanço apresentad­o ontem pela PM, também foram detalhados os resultados da Operação Natalina realizada pela corporação entre o fim de novembro e o mês de dezembro. Nesse período, houve redução em 50% de roubos a transeunte­s e 49% em estabeleci­mento comerciais.

Segundo a tenente, contribuír­am para a queda o monitorame­nto de criminosos repetentes, especialme­nte os com tornozelei­ras; o uso das câmeras do Olho Vivo e o emprego de sistema de identifica­ção de veículos com queixa de roubo ou furto nas principais vias da capital, assim como o bloqueio de rotas de fuga, como o Anel Rodoviário.

Mas apesar dos esforços, os números de ocorrência­s ainda foram altos, consideran­do o curto período de tempo. Segundo a PM, 1029 furtos e 122 roubos registrado­s só no comércio da capital.

 ?? | RODRIGO CLEMENTE/PBH ?? Operações reforçam o efetivo, especialme­nte na área central
| RODRIGO CLEMENTE/PBH Operações reforçam o efetivo, especialme­nte na área central

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil