Metro Brasil (Belo Horizonte)

Senado derruba decreto das armas de Jair Bolsonaro

Projeto que susta o texto que flexibiliz­ou as regras para posse e porte foi aprovado ontem. Matéria segue agora para a Câmara

- METRO COM ESTADÃO CONTEÚDO

Com 47 votos favoráveis e 28 contrários, o Senado aprovou ontem projeto de decreto legislativ­o que derruba o chamado decreto das armas, que foi editado mês passado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e flexibiliz­ou as regras para o uso de armas de fogo.

A matéria segue agora para Câmara, que também precisa analisar o assunto. Até que a Casa decida sobre manter ou não o decreto presidenci­al, o texto seguirá valendo. Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) sugeriu que os deputados devem seguir os senadores.

A flexibiliz­ação do uso de armas por civis para defesa pessoal é uma das bandeiras de Bolsonaro. Durante o dia, antes da votação, o presidente havia feito um apelo ao Congresso pela manutenção do decreto. “Sabemos que no Brasil hoje em dia quem está à margem da lei está armado. Nada mais estou fazendo do que atendendo à vontade do povo.”

No plenário, porém, a maioria dos senadores não se sensibiliz­ou. Com base em parecer jurídico, os parlamenta­res contrários à proposta afirmaram que o presidente extrapolou suas prerrogati­vas ao regulament­ar, por decreto, mudanças que extrapolam o Estatuto do Desarmamen­to, que foi definido por lei.

“Senhor Presidente da República, arme e treine os policiais. Pagamos impostos para que o estado brasileiro cuide de nós”, afirmou a senador Kátia Abreu (PDT-TO).

Filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) disse que o decreto serve para “salvar vidas”. O senador Luiz do Carmo (MDB-GO) afirmou que cidadãos armados e capacitado­s, “dentro dos critérios estabeleci­dos”, podem colocar “bandidos para correr”.

Líder do governo no Congresso, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) disse que o Planalto já trabalha em um “plano B” e que admite “retirar um ponto ou outro” para “manter a espinha dorsal do decreto das armas”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil