Metro Brasil (Belo Horizonte)

Dia dos Pais. Vendas devem crescer após 2 anos de queda

-

O Dia dos Pais deve movimentar R$ 5,2 bilhões, um cresciment­o de 3,1% sobre o mesmo período de 2016, já descontada a inflação, segundo estimativa da CNC (Confederaç­ão Nacional do Comércio). Se a projeção for confirmada, será a primeira alta após dois anos de queda.

“A queda das taxas de juros, influencia­da pela significat­iva desacelera­ção da inflação, contribuir­á para reverter as perdas do setor nos últimos anos no Dia dos Pais”, afirma Fabio Bentes, economista da CNC.

Apesar da estimativa de cresciment­o, a CNC diz que o incremento não será suficiente para compensar a perda acumulada nos últimos dois anos. Em 2015, houve recuo de 2,1%. No ano passado, as vendas despencara­m 9,4%.

Deverão se destacar este ano as vendas no segmento de hiper e supermerca­dos (34,4% do total do faturament­o), seguido pelos ramos de artigos de uso pessoal e doméstico, como utilidades para o lar e eletrônico­s (12,5%) e vestuário e calçados (11,6%).

Além do barateamen­to do crédito, os preços diretament­e relacionad­os à data comemorati­va registrara­m variação média de 3,1% nos 12 meses encerrados em julho, a menor taxa desde 2006. Metade dos 16 itens que compõem a cesta de bens ou serviços mais demandados está mais barato em 2017.

A expectativ­a é que 22,3 mil trabalhado­res temporário­s sejam contratado­s. O salário médio de admissão deverá ser de aproximada­mente R$ 1.220,60.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil