Tí­tu­lo. No­va le­tra de crédito imo­bi­liá­rio de­ve ser mais se­gu­ra

Metro Brazil (Belo Horizonte) - - Economia -

O mer­ca­do fi­nan­cei­ro ga­nha­rá, em bre­ve, um novo ins­tru­men­to pa­ra es­ti­mu­lar o crédito imo­bi­liá­rio com me­nor ris­co que os tí­tu­los pri­va­dos tra­di­ci­o­nais. O CMN (Con­se­lho Mo­ne­tá­rio Na­ci­o­nal) re­gu­la­men­tou a LIG (Le­tra Imo­bi­liá­ria de Crédito), au­to­ri­za­da por uma me­di­da pro­vi­só­ria de 2014.

A gran­de di­fe­ren­ça da LIG em re­la­ção aos ins­tru­men­tos tra­di­ci­o­nais de crédito é o me­nor ris­co no fi­nan­ci­a­men­to imo­bi­liá­rio por­que o tí­tu­lo tem du­pla ga­ran­tia, tan­to do ban­co que emi­te o pa­pel co­mo de um con­jun­to de fi­nan­ci­a­men­tos imo­bi­liá­ri­os.

Ca­so a ins­ti­tui­ção que emi­tiu o pa­pel que­bre, o apli­ca­dor te­rá as per­das re­du­zi­das de du­as for­mas. Par­te se­rá co­ber­ta com o FGC (Fun­do Ga­ran­ti­dor de Crédito), que ga­ran­te in­ves­ti­men­tos de até R$ 250 mil em ca­so de que­bra do ban­co. Par­te se­rá co­ber­ta com o re­sul­ta­do des­sas ope­ra­ções de crédito imo­bi­liá­rio ou com a ven­da da car­tei­ra de crédito.

Ain­da não es­tá de­fi­ni­do se a LIG te­rá isen­ção de Im­pos­to de Ren­da, co­mo a LCI (Le­tra de Crédito Imo­bi­liá­rio). Tí­tu­lo pri­va­do tam­bém emi­ti­do por ins­ti­tui­ções fi­nan­cei­ras, a LCI é isen­ta de Im­pos­to de Ren­da, mas só tem a co­ber­tu­ra do FGC.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.