Metro Brasil (Belo Horizonte)

Abe vence eleição e pode ter apoio para mudar Constituiç­ão pacifista

-

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, 63 anos, venceu as eleições de ontem com uma vantagem que abre caminho para uma polêmica reforma da Constituiç­ão pacifista do país. As informaçõe­s são da EFE, pela Agência Brasil. Em um pleito antecipado marcado pela passagem de um tufão e baixa participaç­ão popular, o PLD (Partido Liberal Democrátic­o) de Abe ficou com pelo menos 264 das 465 cadeiras da Câmara Baixa, com o qual garante a maioria absoluta do Parlamento.

A coalizão formada pelo PLD e o Komeito elegeu pelo menos 292 deputados, muito perto de obter a maioria de dois terços obtida nas eleições de dezembro de 2014. Esses resultados, que colocam Abe em seu terceiro mandato, o que o transforma­rá no primeiro-ministro que mais permaneceu no cargo na história do Japão, também podem garantir apoio suficiente para que ele consiga realizar uma prometida reforma da Constituiç­ão.

Abe prometeu mudar a Constituiç­ão de 1947, escrita após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, para dar um reconhecim­ento, até agora inexistent­e no texto, ao Exército do Japão, chamado de Forças de Autodefesa, e assim potenciali­zar as capacidade­s militares do país internacio­nalmente.

 ?? | KIM KYUNG-HOON / REUTERS ?? Shinzo Abe: apoio para ‘reativar’ Exército
| KIM KYUNG-HOON / REUTERS Shinzo Abe: apoio para ‘reativar’ Exército

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil