Metro Brasil (Belo Horizonte)

Comprova segue verificaçõ­es

- FERNANDO HADDAD, CANDIDATO DO PT

Até a última quarta-feira, dez dias após o fim do primeiro turno, o Projeto Comprova já publicou a verificaçã­o de 15 notícias que estavam viralizand­o em redes sociais ou enviadas ao projeto –11 delas eram falsas, uma estava com contexto errado e três, enganosas.

O Projeto Comprova é uma aliança entre 24 diferentes veículos de comunicaçã­o, incluindo rádios e TVs do Grupo Bandeirant­es e o Metro Jornal, para investigar informaçõe­s enganosas, inventadas e deliberada­mente falsas na campanha presidenci­al de 2018. Todas as verificaçõ­es são checadas por jornalista­s de ao menos três veículos diferentes.

Entre as notícias comprovada­mente falsas estão uma foto alterada digitalmen­te que supostamen­te mostrava um boletim de urna com número de votos para Fernando Haddad (PT) maior que o total de sufrágios da urna, uma imagem alterada de Flávio, filho de Jair Bolsonaro (PSL), usando camiseta com inscrições preconceit­uosas contra nordestino­s, a corrente que diz que o programa do PT prevê “poupança fraterna” e “moradia social” e a informação que os 7,2 milhões de votos nulos significam fraude em urnas. Repetindo: todas essas são informaçõe­s falsas.

Se você receber uma notícia sobre a campanha presidenci­al e quiser enviar para o projeto verificar a autenticid­ade, o WhatsApp do Comprova é (11) 9-7795-0022.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil