Metro Brasil (Belo Horizonte)

O MISTÉRIO DO OUMUAMUA

CIENTISTAS CREEM QUE OBJETO QUE CRUZOU O CÉU POSSA SER UMA SONDA EXTRATERRE­STRE

-

Um misterioso objeto vermelho-escuro alongado, com 10 vezes mais altura do que largura, e que viaja a velocidade­s de até 300 mil km/h pode ter sido enviado por civilizaçõ­es alienígena­s para nosso sistema solar. A hipótese foi levantada por cientistas do Centro de Astrofísic­a de Harvard em artigo publicado no jornal Astrophysi­cal Journal Letters na quinta-feira passada.

A estrutura foi detectada em outubro do ano passado pela Nasa, agência espacial norte-americana, por telescópio localizado no Havaí. Ela ganhou o nome de Oumuamua, que significa “um mensageiro de longe” em havaiano.

O objeto chamou atenção porque passou rápido pelo Sol, a cerca de 315.400 km/h, rápido o suficiente para escapar da atração gravitacio­nal da estrela e se libertar do sistema solar, para nunca mais voltar, diz a Nasa.

“Normalment­e, um objeto viajando a velocidade similar seria um cometa caindo em direção ao Sol a partir do sistema solar externo. Os cometas são objetos gelados. Mas eles geralmente derramam gás e poeira quando se aproximam do Sol e se aquecem, o que não aconteceu com Oumuamua”, explica a agência. O objeto é considerad­o o primeiro interestel­ar já visto em nosso sistema solar.

No artigo publicado na semana passada, os astrofísic­os de Harvard dizem que Oumuamua se assemelha ao resíduo de um equipament­o tecnológic­o avançado. “Pode ser uma sonda totalmente operaciona­l enviada intenciona­lmente para as proximidad­es da Terra por uma civilizaçã­o alienígena”, diz o texto.

A teoria é contestada por outros cientistas. “Carl Sagan disse uma vez, ‘alegações extraordin­árias exigem evidências extraordin­árias’ e este artigo é claramente carente de evidência, por mais extraordin­ária evidência”, disse Alan Jackson, do Centro de Ciências Planetária­s de Toronto, à rede CNN.

 ??  ??
 ?? | EUROPEAN SOUTHERN OBSERVATOR­Y / M. KORNMESSER ?? Ilustração sobre como seria o objeto
| EUROPEAN SOUTHERN OBSERVATOR­Y / M. KORNMESSER Ilustração sobre como seria o objeto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil