Metro Brasil (Belo Horizonte)

‘Ser ou não ser’ versão 2.0

Obra-prima de William Shakespear­e, ‘Hamlet’ ganha versão repaginada em BH com atriz Patrícia Selonk no papel principal

-

É um dos enredos mais famosos da dramaturgi­a mundial: Hamlet, Príncipe da Dinamarca, retorna ao seu país após a morte de seu pai, o rei. Ao chegar, ele encontra sua mãe casada com seu tio, que assume o trono. Através de uma aparição fantasmagó­rica, ele descobre que o pai foi assassinad­o por seu próprio tio e passa a buscar vingança. A nova realidade que vive leva o príncipe a mergulhar em um eterno questionam­ento sobre o sentido da existência que quase o leva à loucura.

Quatro séculos depois de ser escrita por William Shakespear­e (1564-1616), a história de Hamlet continua contundent­e e causando re- flexão até mesmo na sociedade contemporâ­nea. Buscando “atualizar” o contexto principal do clássico do bardo inglês, a trupe Armazém Companhia de Teatro retorna à capital mineira para curtíssima temporada neste fim de semana no palco do teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube, no Lourdes.

Na versão do grupo paranaense, é a atriz Patrícia Selonk quem assume o papel principal, trazendo assim uma leitura mais moderna para o texto. “A escolha da Patrícia para fazer o Hamlet se deu por sua qualidade como atriz. Ela é hoje uma das melhores atrizes do Brasil. Mas é claro que o fato de uma mu- lher encarnar esse papel tão icônico é uma oportunida­de incrível de se discutir pautas tão atuais quanto o machismo e o lugar social da mulher ainda hoje. E a gente não precisou mudar uma palavra do texto para fazer isso”, explica Paulo de Moraes, diretor do espetáculo.

Outro fator que traz a montagem mais próxima do espectador é a conjuntura política brasileira que serve de paralelo para os conflitos vividos em cena. “A loucura do Hamlet e a que ele aponta na sociedade dinamarque­sa são as nossas loucuras, só que espraiadas para tantas searas. Os jogos políticos daquela realidade ainda são jogados hoje”, afirma Patrícia.

No Centro Cultural Minas Tênis Clube (r. da Bahia, 2244 – Lourdes). Sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h. Ingressos custam entre R$ 25 e R$ 50.

 ??  ?? A atriz Patrícia Selonk assume o papel principal do espetáculo Texto se mantém atual
A atriz Patrícia Selonk assume o papel principal do espetáculo Texto se mantém atual

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil