O Dia

Sete dicas para voltar à ativa no pós-folia

Especialis­tas recomendam cuidados para recuperar o corpo dos excessos de bebidas e alimentaçã­o errada

- Reportagem da estagiária Rita Costa

Excesso de bebida alcoólica, comidas nada saudáveis, noites mal dormidas e a rotina virada do avesso. Não é à toa que o ano só começa, de verdade, depois do Carnaval. Afinal, quem consegue manter os cuidados com a saúde neste período? Segunda-feira depois da folia é o dia oficial para voltar às dietas e restabelec­er a rotina de exercícios físicos.

É o que pretende Erika Rodrigues, estudante de Administra­ção de 21 anos. Ela diz que “enfiou o pé na jaca” e bebeu durante todos os dias de Carnaval. Como boa parte dos foliões, exagerou. “Comi muita gordura, bebi muito refrigeran­te e bebida alcoólica”, afirma a jovem, que sofreu com a gastrite e a ressaca. “Mas pretendo voltar a malhar e me alimentar melhor. É só depois do Carnaval que começo a cumprir as promessas que fiz na virada do ano”.

Para quem abusou do álcool, a recomendaç­ão é desintoxic­ar o organismo. Para a Fernanda Marques, nutricioni­sta funcional, o ideal é retomar o plano alimentar feito antes do Carnaval, alimentand­o-se em intervalos de três horas e optando por alimentos mais leves que auxiliam no processo de renovar o corpo, como água, limão, melancia e abacaxi. A também nutricioni­sta funcional Bianca Innocencio, da Clínica Andrea Santa Rosa, acrescenta que a primeira resposta do corpo com os excessos desse início de ano é a retenção de líquidos e a mudança intestinal.

Para quem abandonou as atividades no Carnaval, é importante atentar para a inten- sidade dos exercícios e não exagerar tentando recuperar o tempo perdido. Segundo Alexandre Lobo, personal trainer, é importante não voltar confiando no condiciona­mento físico de antes: “O ritmo agora é outro e pouco a pouco pode ser aumentado e exigido mais de si mesmo”.

Aos que esperavam o Carnaval passar para iniciar uma atividade, a dica é ir com cautela. “Faça uma avaliação física e inicie exercícios devagar e com orientação de um profission­al”, afirma a fisioterap­euta Graziele Almeida, do Universo Postura Pilates. O desânimo compartilh­ado agora pelos foliões pode ser combatido com atitudes s i mples. A educadora f ísica Pâmella Dias Leite recomenda optar por atividades prazerosas com as quais a pessoa se identifiqu­e. “É importante manter uma rotina e não faltar, estabelece­r metas e registrar as conquistas. Isso ajuda a não abandonar o treino no próximo feriado prolongado.”

 ??  ??
 ?? ACERVO PESSOAL ?? Erika: disciplina após ‘pé na jaca’
ACERVO PESSOAL Erika: disciplina após ‘pé na jaca’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil