O Dia

PRA VILA DOS ATLETAS AGORA EU VOU...

Chefe da delegação australian­a diz que houve progressos, e Paes admite que atletas estão certos

-

Depois da reclamação da delegação da Austrália e de outros países sobre as más condições dos apartament­os onde ficarão competidor­es da Olimpíada, time da manutenção ganhou reforço. Quase 500 encanadore­s, pedreiros e eletricist­as passaram a trabalhar nos apartament­os na manhã de ontem.

Enquanto mais de 600 trabalhado­res contratado­s emergencia­lmente pelo Comitê Rio-2016 tratavam ontem de tentar resolver os problemas da Vila Olímpica, o prefeito Eduardo Paes e a delegação da Austrália davam declaraçõe­s para apaziguar os ânimos. Após dizer que colocaria até um canguru na porta para os australian­os se sentirem em casa, Paes declarou que os australian­os estão “corretíssi­mos” e admitiu que o prédio do país “era o pior” da Vila. Em relaçãoà polêmica declaração do canguru, ele justificou que“quis dizer que agente queria dar um ambiente australian­o.”

A chefe da missão australian­a, Kitty Chiller, também baixou o tom do discurso. “Espero que os brasileiro­s não fiquem com imagem negativa da Austrália. Nossas reclamaçõe­s não são contra o país, nem contra o povo. Foi em defesa dos atletas que as medidas foram tomadas”, afirmou. No domingo, Chiller disse que o prédio estava inabitável, sem segurança, devido vazamentos e problemas na eletricida­de, e enviou todos os atletas que chegaram para hotéis na Barra. Ontem, ela afirmou que já houve melhoras no prédio e que a equipe deverá se mudar para o local amanhã. “Teve um fantástico progresso hoje. O trabalho que fizeram foi muito bom.”

Além da Austrália, que as delegações de Itália, Nova Zelândia e Argentina reclamaram das condições dos apartament­os entregues, mas não deixaram de se hospedar na Vila. Até ontem, cerca de 1.600 integrante­s das delegações de 115 países já tinham entra donos prédios. Ao todo, delegações de 206 países não ficar no local.

O consórcio responsáve­l pela construção da Vila Olímpica,o Ilha Pura, formado por Odebrecht e Carvalho Hosken, informou queénatura­ls urgirem demandas de ajustes finai seque tu doestará pronto até quinta-feira. A prefeita da Vila Olímpica, aexj ogadora de basquete Janeth Arcain, afirmou que todos os trabalhos devem ser concluídos até quinta-feira. Segundo ela, os vazamentos já foram resolvidos .“Oque precisa agora éfe charos buracos que foram abertos”, explicou Janeth, que visitou os prédios ontem. A Vila Olímpica foi entregue ao Comitê Rio-2016 em 15 de junho. Questionad­a se o tempo não foi suficiente, ela explicou que “agora, que tem mais gente, é que acabam acontecend­o esses problemas.”

Com Agência Brasil e Estadão Conteúdo

 ?? ESTEFAN RADOVICZ ??
ESTEFAN RADOVICZ
 ?? ESTEFAN RADOVICZ ?? Trabalhado­res contratado­s emergencia­lmente chegam à Vila dos Atletas para resolver problemas hidráulico­s, elétricos e de limpeza dos prédios
ESTEFAN RADOVICZ Trabalhado­res contratado­s emergencia­lmente chegam à Vila dos Atletas para resolver problemas hidráulico­s, elétricos e de limpeza dos prédios
 ?? ERNESTO CARRIÇO/24.7.2016 ?? Prédio destinado à Austrália, segundo Eduardo Paes, era o pior da Vila
ERNESTO CARRIÇO/24.7.2016 Prédio destinado à Austrália, segundo Eduardo Paes, era o pior da Vila

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil