O Dia

Polícía Federal retira ativistas contra Temer do Palácio Capanema

Justiça considerou risco ao patrimônio

-

Sede do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, o Palácio Gustavo Capanema, no Centro, foi desocupado ontem por agentes da Polícia Federal, cumprindo uma ordem judicial de reintegraç­ão de posse. Alguns ativistas, que permanecia­m no local desde maio — em protesto contra o governo interino de Michel Temer, denunciara­m que foram retiradosà forçado prédio—masa maior parte da ação que durou cerca de quatro horas transcorre­u sem violência.

A decisão da 20ª Vara Riode Janeiro considerou que a ocupação oferecia risco ao patrimônio artístico e histórico do edifício. Rodrigo Mondego, advogado do movimento que ocupa o Capanema, refutou. Em nota, o Ministério da Cultura afirmou que tentou negociar a saída dos manifestan­tes que ocupam diversos prédios administra­dos pela pasta em todo o Brasil, mas ajuizou ação na Justiça após relatos de depredação do patrimônio, ameaça aos servidores, uso de drogas e presença de indivíduos armados.

Pela manhã, agentes da PF entraram no edifício e retiraram colchões e barracas. Cerca de 50 pessoas ocupavam o prédio há 70 dias, pedindo a saída de Temer, considerad­o um governo ilegítimo pelos ocupantes. Diversas atividades culturais foram realizadas no espaço em apoio ao movimento, reunindo artistas como Caetano Veloso, Seu Jorge e Lenine.

 ?? ESTEFAN RADOVICZ ?? Retirada: ocupação já durava aproximada­mente 70 dias
ESTEFAN RADOVICZ Retirada: ocupação já durava aproximada­mente 70 dias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil