O Dia

A medalha da irresponsa­bilidade para o PMDB

-

Em breve, milhares de atletas, turistas e jornalista­s do mundo todo chegarão ao Rio de Janeiro para a Olimpíada. A visão que terão da cidade, partindo dos seus aeroportos, será de encanto pelas suas paisagens, óbvio; mas, também, de incompreen­são com relação às gritantes injustiças sociais.

Basta esticar um pouco a vista por sobre os painéis coloridos da Linha Vermelha e o visitante avistará comunidade­s inteiras sem estrutura urbanístic­a mínima. Talvez entenderá o sentido da música dos Paralamas, que diz “mas a arte de viver da fé, só não se sabe fé em quê” sobre a Favela da Maré. Em 2010, o Índice de Desenvolvi­mento Humano (IDH) da região foi o 123º colocado, entre as 126 áreas administra­tivas do Rio.

A única política pública que o PMDB foi capaz de realizar nessas comunidade­s foi a invasão de seus território­s com tanques, botinas e fuzis. A violência estatal se mostrou uma tragédia, notadament­e contra a população jovem, pobre e negra.

A tragédia da gestão do PMDB atinge até mesmo a Universida­de do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), instituiçã­o respeitada no Brasil e no exterior pela qualidade de seu ensino, decorrente da excelência de seu corpo docente, com elevada qualificaç­ão, e de seus alunos, recrutados mediante um exame vestibular difícil e competitiv­o.

Sou ex-aluno da Uerj e nunca vi um abandono tão profundo da instituiçã­o — que já dura mais de seis meses com o governo do Estado do Rio de Janeiro sem pagar a professore­s, a servidores e a trabalhado­res terceiriza­dos. Com isso, a pesquisa, o ensino e a extensão sofrem danos que talvez sejam irreversív­eis.

Ao mesmo tempo, monumentai­s recursos são despendido­s, muitos deles mediante duvidosa moralidade, em obras de péssima qualidade, somente para enfeitar e encobrir chagas de uma cidade que ainda não foi capaz de quitar suas dívidas sociais históricas.

O que o PMDB tem feito com a cidade e o Estado do Rio de Janeiro é um crime de responsabi­lidade. Esse sim, claro, evidente, configurad­o e inafastáve­l.

 ??  ?? Wadih Damous Deputado federal pelo PT
Wadih Damous Deputado federal pelo PT

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil