O Dia

PRECISA - SE DEUM CLONE

Vladimir Brichta volta com força total. Estreia série, faz dois filmes e retorna às novelas depois de dez anos afastado dos folhetins

- BRUNNA CONDINI brunna.condini@odia.com.br

Vladimir Brichta está produzindo intensamen­te neste semestre. “Tem a minissérie, o filme e a novela. Gosto de trabalhar e de falar de trabalho”, admite. Mas é na minissérie ‘Justiça’, da Globo, que estreia em 22 de agosto, e no filme ‘Rei das Manhãs’, que o ator vai fazer seus papéis mais controvers­os: Celso, um dono de quiosque que vende drogas, e o palhaço Bozo, que era dependente químico.

“O Celso é um bandido, mas não posso e nem quero fazê-lo com julgamento moral. A crítica às ações dele vão estar por conta do espectador”, prevê. Já sobre Bozo, o ator declara: “Você imagina, um cara que trabalhava com crianças, levando alegria. E tinha o outro lado da frustração, das drogas.”

Vladimir admite gostar de personagen­s complexos, mas prefere não limitá-los apenas como bons ou maus. “Não vou definir o Celso como um criminoso apenas, tampouco transformá-lo em um herói. Mas gosto de pensar que, além disso, ele talvez possa amar, ser um bom pai. O ser humano é complexo”, filosofa.

Com direção de José Luiz Villamarim, ‘Justiça’ é ambientada no Nordeste, com parte gravada em Recife. Em vez de leis e processos, a trama aborda o conceito de justo sob o ponto de vista ético e moral. Perdão, arrependim­entos e vingança serão temas que vão circular pelas quatro histórias que serão contadas em 20 capítulos. Todas as histórias se cruzam,e o público será uma espécie de detetive.

“Quatro delas acontecem num dia específico. Celso é esse traficante e o principal dia dele é na história da Rose (Jessica Ellen), presa injustamen­te. O personagem tem caráter duvidoso e passa pelas narrativas”, conta Vladimir. “O que mais me atrai é poder fazer um trabalho com aspectos dramáticos profundos, que me permitem realizar grandes cenas. Tudo que acontece com nossos personagen­s é muito intenso e humano”, emenda Villamarim.

Na trama, escrita por Manuela Dias, Brichta está ao lado de atores como Jéssica Ellen, Luisa Arraes, Cauã Reymond, Deborah Bloch e sua mulher, a atriz Adriana Esteves, com quem está casado há 12 anos. “Claro que falamos muito de trabalho, é natural. Isso é um ponto valioso, rico. Amamos o que fazemos e nos admiramos. Nos conhecemos no trabalho, né?”, lembra.

Vladimir e Adriana são pais de Vicente. E também de Agnes, do casamento do ator com a cantora Gena, que morreu em 1999, e de Felipe, da união da atriz com Marco Ricca. O ator é avesso a receitas sobre o sucesso de uma relação, mas confessa que o humor é um caminho bom para tudo. “Não sou engraçado o tempo todo e nem ela, mas o humor está ali presente na nossa vida familiar. Outro dia, foi até engraçado, falei para o filho mais velho que precisa usar o senso de humor para lidar com o menor. Ele não gostou e foi se queixar com a mãe, dizendo que as pessoas são diferentes. É verdade, cada um lida de uma forma”, diz. O segundo semestre ainda reserva outras estreias para o ator. No filme ‘Um Homem Só’, com lançamento previsto para 22 de setembro, ele é Arnaldo, um homem frustrado, que se sente preso a um casamento falido e um trabalho que odeia. “Meu personagem é meio loser (perdedor). Ele fica sabendo de uma clínica clandestin­a que produz cópias de seres humanos, cria coragem e vai atrás dessa possibilid­ade de ter um clone com o intuito de largar a cópia vivendo aquela vida dele medíocre e de ir viver outra vida”, entrega. No longa, seu personagem se apaixona por Josie, vivida por Mariana Ximenes, uma jovem ruiva de comportame­nto excêntrico, que trabalha com a tia em um cemitério de animais. Mariana e Brichta engatam o terceiro trabalho juntos. “Ele é um encanto. Tem muito vocabulári­o, muito repertório de atuação. A Cláudia Jouvin (diretora) soube escolher a equipe, todos são competente­s e boas pessoas”, diz Mariana, que também é coprodutor­a do filme.

Vladimir gosta de pensar em ‘Um Homem Só’ como uma história de amor. “É sobre esse sentimento que muda tudo para ele. A trama do clone dá um tempero especial”, diz ele, que confessa: “Não tenho vontade de ter um clone de mim, gosto da minha vida. Mas se tivesse, talvez fosse para uma fazenda de camarão no Sul da Bahia.”

Com tantos projetos, o ator talvez até precise mesmo de um clone. Em outubro, ele protagoniz­a a novela ‘Sonha Comigo’, trama das 19h que substituir­á ‘Haja Coração’. No folhetim, com direção de Dennis Carvalho, ele será um roqueiro. Por conta do personagem o ator já deixou as madeixas crescerem. Será a volta dele às novelas depois de dez anos afastado.

Já no primeiro semestre de 2017, Vladimir estará no papel de Bozo, Arlindo Barreto, um dos intérprete­s do famoso palhaço que comandava um programa infantil, no longa ‘Rei das Manhãs’, de Daniel Rezende. “Foi uma composição rica e difícil. Ele teve um filho que foi sua âncora. É um filme incrível.”

 ??  ??
 ?? FOTOS PAPRICA FOTOGRAFIA/ REPRODUÇÃO E GLOBO/ESTEVAM AVELLAR ?? TERÇA-FEIRA, 26.7.2016 À esq foto maior, Vladimir Brichta e Mariana Ximenes em cena do filme ‘Um Homem Só’; ao lado, o ator no longa ‘Rei das Manhãs’, sobre a vida de Bozo Arlindo Barreto ; abaixo, no papel de Celso, o traficante da minissérie...
FOTOS PAPRICA FOTOGRAFIA/ REPRODUÇÃO E GLOBO/ESTEVAM AVELLAR TERÇA-FEIRA, 26.7.2016 À esq foto maior, Vladimir Brichta e Mariana Ximenes em cena do filme ‘Um Homem Só’; ao lado, o ator no longa ‘Rei das Manhãs’, sobre a vida de Bozo Arlindo Barreto ; abaixo, no papel de Celso, o traficante da minissérie...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil