O Dia

Oito hospitais do Rio foram preparados para o caso de um atentado

- e-mail: informe@odia.com.br Paulo Cappelli

ALERTA LIGADO

Com a ameaça de terrorismo no Rio durante a Olimpíada, a prefeitura elaborou um plano para que a rede de saúde esteja preparada em caso de “evento com múltiplas vítimas”. Os cinco hospitais de referência para atendiment­o durante os Jogos foram separados em quatro regiões: Barra da Tijuca, Copacabana, Maracanã e Deodoro.

Na hipótese de atentado terrorista ou acidente com várias vítimas, outras três unidades serão acionadas: Evandro Freire, na Ilha do Governador; Rocha Faria, em Campo Grande; e Pedro II, em Santa Cruz. Juntos, os oito hospitais poderão receber 439 pacientes em situação de emergência.

Reserva de leito

Profission­ais do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, dizem que pacientes têm sido transferid­os para outras unidades para abrir leitos para o período olímpico.

Resposta

A Secretaria de Saúde afirma que, por conta dos Jogos, as redes municipal, estadual e federal disponibil­izaram leitos de retaguarda em unidades que não são de emergência. Isto, para liberar mais rapidament­e os leitos do Souza Aguiar e dos outros quatro hospitais de referência para atendiment­o durante a Olimpíada.

Hospitais olímpicos

São eles: Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca; Miguel Couto, na Gávea; Salgado Filho, no Méier; e Albert Schweitzer, em Deodoro.

Quadro estável

A prefeitura diz que os pacientes transferid­os recentemen­te do Souza Aguiar não estavam mais em situação de emergência.

A reza dos presidente­s

Em conversa como governador em exercício, Francisco Dornelles, Moreira Franco, ministro de Michel Temer, disse que apenas dois países no mundo têm dois presidente­s: Brasil e Itália, onde há também o presidente do Vaticano. E ironizou: “A diferença é que lá eles rezam juntos.”

Peregrinaç­ão

Prefeitos e candidatos a prefeito, da Baixada e do interior, fizeram um périplo ao Tribunal de Contas do Estado no último mês. Procuraram, na maioria das vezes, os gabinetes dos conselheir­os Domingos B razão, que entrou de férias anteontem,eAloysioN eves.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil