O Dia

Terrorista­s decapitam padre em missa

Ataque foi no interior da França. Um dos dois agressores era monitorado por associação ao Estado Islâmico

- Paris

Em mais uma falha das forças de segurança da França, um homem fichado pela polícia com ligações com o Estado Islâmico decapitou, com ajuda de um comparsa, um padre na cidade de SaintEtien­ne-du Rouvray, ontem de manhã. Jacques Hamel, de 84 anos, foi assassinad­o durante a missa. Os dois terrorista­s, que juraram lealdade para o grupo jihadista, chegaram a manter reféns. Eles foram mortos em confronto com a polícia.

Uma freira conseguiu fugir e contou que os terrorista­s fizeram o padre se ajoelhar, o decapitara­m e filmaram o crime. Irmã Danielle explicou que os assassinos ordenaram aos cinco religiosos que estavam dentro da igreja para ficarem juntos. Apesar das súplicas dos reféns para que não cometessem o assassinat­o, eles não hesitaram em nenhum momento. Os homens forçaram Jacques a se ajoelhar, e quando este tentou se defender, “começou o drama”, segundo a freira. “Gravaram em vídeo. Fizeram uma espécie de sermão em árabe em torno do altar. Foi horroroso”, disse Danielle, que acrescento­u que conseguiu fugir no momento em que os homens atacaram o sacerdote e depois pediu socorro a uma pessoa que passava de carro pela rua da igreja. Outras duas pessoas foram feridas pela dupla.

Um dos homens tinha sido fichado pela polícia e usava um bracelete eletrônico. Ele tinha permissão para sair de casa de seus pais, onde residia, entre 8h30 e 12h30, após prisão preventiva decretada em 2015, quando foi frustrada na Turquia sua tentativa de se unir ao EI na Síria. No entanto, em março deste ano ele ficou livre, controlado desde então pelo bracelete eletrônico.

 ?? EFE/IAN LANGSDON ?? Mulher deposita flores em frente à igreja onde houve o crime bárbaro
EFE/IAN LANGSDON Mulher deposita flores em frente à igreja onde houve o crime bárbaro
 ??  ?? Padre Jacques tentou se defender e foi executado
Padre Jacques tentou se defender e foi executado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil