O Dia

TOCHA CHEGA HOJE AO RIO

O DIA revela surpresas que serão apresentad­as no roteiro da Chama, que chega hoje ao Estado do Rio

- BRUNA FANTTI bruna.fantti@odia.com.br

Símbolo olímpico entra no estado pela cidade de Paraty. Competidor­es estrangeir­os aproveitar­am dia na Vila dos Atletas para descansar. Reclamaçõe­s de precarieda­de nos apartament­os continuam.

Após sair do berço dos Jogos na Grécia, em 21 de abril, chegar em Brasília em 3 de maio e passar pelas cinco regiões do país, a Tocha Olímpica chega hoje ao seu destino final: o Estado do Rio de Janeiro. A primeira parada será Paraty, na Costa Verde. A Chama já teve uma breve passagem pelo Noroeste Fluminense mas, dessa vez, irá percorrer 40 municípios antes de chegar à capital.

A definição do trajeto da chama pela cidade do Rio será finalizada entre o Comitê Rio 2016 e a prefeitura amanhã, mas O DIA teve acesso ao planejamen­to da Força Nacional para a passagem da Tocha. Segundo o documento, no dia 4, a Chama sai de Niterói para o Rio, de barca, e passeia de VLT. O revezament­o vai para a Baixada Fluminense, volta para o Centro e segue para a Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca. Após recepção dos atletas, irá para o Pontal, onde vai ocorrer a competição de ciclismo. No local, uma surpresa é estudada: a Tocha deverá ser conduzida por um surfista em pleno mar.

Do Recreio dos Bandeirant­es, o Fogo Olímpico segue pela Barra da Tijuca, Campo Grande, Bangu e chega a Deodoro, onde está o Parque Radical e o Centro Olímpico de Hipismo, terminando na Vila Valqueire. De lá, vai para o bairro de Madureira. A Tocha, então, volta para o Centro, chegando à Avenida Presidente Vargas.

O trajeto pelo Centro está sendo revisto já que a polícia tem receio que as ruas estreitas aglomerem muitas pessoas, impossibil­itando a passagem da Chama. Há também o receio de protestos. Do Centro, a Tocha segue para a Praça Mauá, onde deverá permanecer acesa durante os Jogos, no Boulevard Olímpico. Segue, então, para a Zona Sul, com destino a Copacabana e ao Cristo Redentor.

MUDANÇA APÓS CICLOVIA CAIR

Do Corcovado, desce e para no Palácio da Cidade, sede do governo municipal. O revezament­o continua pela Gávea, São Conrado e pela autoestrad­a Lagoa-Barra.

Nesse ponto, o planejamen­to inicial seria de que a chama voltasse à Zona Sul pela Ciclovia Tim Maia, na Niemeyer, mas o trajeto foi alterado. Isso porque a ciclovia está interditad­a após parte ceder no mesmo dia em que a Tocha era acesa em Olímpia. Na queda, duas pessoas morreram. O fogo segue para um dos cartões postais da cidade: o Pão de Açúcar. A última parada é a Quint ada Boa Vista, de onde o atleta escolhi dopara acendera Pira Olímpica partirá para o estádio do Maracanã, dando início oficial à abertura dos Jogos. Há a especulaçã­o de que Ney marou Pelé possamre alizara tarefa. O comboio de segurança será formado por policiais militares e pela Força Nacional e mobilizará cerca de cinco mil agentes.

 ?? WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO ??
WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
 ?? MAIRA COELHO ??
MAIRA COELHO
 ??  ?? Na Praça da Bandeira, o símbolo olímpico substituiu a Bandeira Nacional
Na Praça da Bandeira, o símbolo olímpico substituiu a Bandeira Nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil