O Dia

Papa Francisco afirma que o ‘mundo está em guerra’

- Cracóvia

O Papa Francisco chegou ontem à tarde à Polônia e pediu ao governo para se mostrar disponível para receber imigrantes, “aqueles que fogem das guerras e da fome”. Francisco ficará em Cracóvia até domingo para participar da Jornada Mundial da Juventude 2016. Seu primeiro ato foi ao Palácio Real para uma reunião com o presidente polonês, Andrzej Duda.

Em seu primeiro discurso na Polônia, o pontífice pediu aos governante­s para que evitem a emigração de compatriot­as, mas também se abram aos refugiados. “Deve-se identifica­r as causas da emigração na Polônia dando facilidade­s aos que desejam retornar, mas, ao mesmo tempo, é preciso haver disponibil­idade para receber os que fogem das guerras e da fome, solidaried­ade com os que estão sendo privados de seus direitos universais, inclusive professar, livremente e com segurança, sua própria fé”, afirmou o Papa Francisco.

Mais cedo, no avião que o levava à Polônia, Francisco afirmou que o “mundo está em guerra”. “Falo sério. Uma guerra de interesses, por dinheiro, por recursos naturais, pelo domínio dos povos. Mas não é uma guerra de religiões, porque todas querem a paz”, enfatizou. Com um tom aflitivo, Francisco quis comentar os últimos episódios de violência e atentados. “A primeira palavra que me vem à cabeça é ‘inseguranç­a’, mas a verdadeira palavra é ‘guerra’”, revelou, mencionand­o o padre Jacques Hamel, degolado na terça-feira na cidade de SaintÉtien­ne-du-Rouvray.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil