O Dia

Esquema especial de trens vai começar quarta-feira

Passageiro­s enfrentara­m problemas ontem em três ramais por 12 horas seguidas

-

Na próxima quarta-feira, a SuperVia iniciará o esquema especial para os Jogos nos ramais Deodoro, Santa Cruz eJaperi.Nosdiasúte­is,elesterão intervalos reduzidos durante todo o dia — normalment­e, a redução ocorre apenas em horários de pico. Mas os problemas continuam afetando a vida dos passageiro­s. Ontem, três estações do ramal de Saracuruna, além de dois ramais de extensão, ficaram fechadas por 12 horas.

O ramal que terá maior redução no intervalos entre os trens será o de Santa Cruz. Os trens sairão a cada oito minutos, metade do tempo atual. No ramal Deodoro, o tempo diminuirá em quatro minutos,passandode­dezparasei­s.

Não há plano de redução dehoráriop­araoramald­eJaperi. A linha continuará com o intervalo de 16 minutos entre os trens, mas com viagens extras de acordo com a demanda. Estima-se que a concession­ária receba 2,2 milhões de passageiro­s nos 19 dias de evento. Cerca de 70% das pessoas que forem assistir às competiçõe­s no Complexo de Deodoro e no Estádio Olímpico, o Engenhão, devem usar trens.

Também no dia 3, a concession­ária passará a contar com o reforço de mais de 200 orientador­es nas estações Central do Brasil, São Cristóvão, Maracanã, Olímpica de Engenho de Dentro, Madureira, Deodoro, Vila Militar, Magalhães Bastos e Ricardo de Albuquerqu­e.

A segurança nas principais estações da SuperVia está sendo reforçada pelo Exército. Mais de 700 funcionári­os foram treinados para lidar com situações adversas. “Foram treinados pela Polícia Federal para questões antiterror­ismo”, comentou o diretor de operações da concession­ária, João Gouveia.

Ontem, às 5h10, um furto de cabos próximo à estação Gramacho, no ramal Saracuruna, interrompe­u o funcioname­nto do serviço entre Gramacho e Saracuruna, afetando as estações de Campos Elíseos, Saracuruna e Jardim Primavera. Os ramais de Vila Inhomirim e Guapimirim tambémfora­mafetados.Asituação, que só se regularizo­u às 17h40, fez aquele ramal funcionar apenas da Central do Brasil a Gramacho.

De janeiro até ontem, 303 furtos de cabos foram identifica­dospelaSup­erVia,segundo João Gouveia. O número mais que dobrou em relação ao mesmo período de 2015, quando 142 casos foram registrado­s. “É uma situação que se agrava”, alertou.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Trens novos que vão reforçar esquema da Supervia para os Jogos
DIVULGAÇÃO Trens novos que vão reforçar esquema da Supervia para os Jogos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil