O Dia

SUSPEITO DE TERROR PRESO NO RIO

Homem de 34 anos que mora na Baixada teria postado juramento ao Estado Islâmico na internet

- BRUNA FANTTI bruna.fantti@odia.com.br DIEGO VALDEVINO diego.valdevino@odia.com.br

Brasileiro Chaer Kalaoun (foto), de 34 anos, de família libanesa, foi detido em Nova Iguaçu, onde mora. Ele postou nas redes sociais um juramento ao Estado Islâmico e foto com armas.

Aprisão do brasileiro Chaer Kalaoun, de 34 anos, de família de origem libanesa, por suspeita de envolvimen­to com terrorismo na madrugada de ontem, causou surpresa na Rua Dom Walmor, no Centro de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde ele mora. Segundo vizinhos, o rapaz andava ‘nervoso’ e ‘estressado’ ultimament­e, e fazia uso de medicament­os antidepres­sivos. Ele foi preso na casa de um amigo, em Belford Roxo.

Um dos melhores amigos de Chaer, o advogado Marcelo Anderson Tavares Patrício, 42, contou que, no domingo retrasado, o jovem postou um juramento ao Estado Islâmico nas redes sociais, o que chamou a atenção da Polícia Federal. “Fez uma postagem infantil de juramento. No dia seguinte, falei que iria dar problema e ele logo retirou. Sempre foi um cara tranquilo, mas ultimament­e andava nervoso”.

Segundo a Polícia Federal, Chaer Kalaoun tinha quatro anotações criminais, a última delas em 2014, às vésperas da Copa do Mundo. Na ocasião, foi preso após divulgar em rede social uma foto sua segurando uma pistola. A postagem lhe rendeu 30 dias de cadeia por porte ilegal de arma de uso permitido.

A Agência Brasileira de Inteligênc­ia( Ab in) já estava monitorand­o seus passos desde que o jovem havia visitado o Lí bano, em 2013. Segundo investigaç­ão, Kalaoun retornou da viagem portando bandeiras do Estado Islâmico. Como a Olimpíadas e aproximava e a Polícia Civil o havia descrito como “perigoso, capaz deferir asi mesmo e a outros ”, a prisão temporária de 30 dias foi solicitada. Data do mesmo ano outro registro de ocorrência o acusando de lesão corporal. A vítima descreveu queCha era agrediu com “socos, pontapés etapas ”. As outras duas passagens pela polícia são referentes a 2011, por crimes de menor potencial ofensivo: dirigir sem carteira de habilitaçã­o e dano.

Agora, sua prisão foi decretada pel ajuíza Valéria Caldi Magalhães, da 8ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, baseada na Lei de Combate ao Terrorismo. No mandado de prisão temporária de cinco dias há a indicação de “perturbaçã­o à paz pública”.

A Polícia Federal afirma que o acusado fez uma série de postagens no Facebook relatando apoio a terrorista­s. O advogado de Kalaoun, Edison Ferreira de Lima, nega. “Meu cliente não tem ligação com o Estado Islâmico. Ele não fez menção ou postagem para gerar violência. Não há materialid­ade na acusação. Estão o prendendo para investigar”, afirmou.

O ministro da Justiça, Alexandre Moraes, descartou a ligação de Kalaoun com os outros 12 suspeitos presos na operação Hashtag, realizada pela Polícia Federal na última semana. O grupo é suspeito de planejar ataques na Rio 2016 e fazer apologia a ações terrorista­s.

 ??  ??
 ?? EFE/ ANTONIO LACERDA ?? Militares fazem a segurança da Vila Olímpica, onde até ontem tinham se instalado mais de mil atletas
EFE/ ANTONIO LACERDA Militares fazem a segurança da Vila Olímpica, onde até ontem tinham se instalado mais de mil atletas
 ?? DIEGO VALDEVINO ?? Marcelo Patrício diz que o amigo, que andava nervoso, foi preso após postar juramento ao Estado Islâmico
DIEGO VALDEVINO Marcelo Patrício diz que o amigo, que andava nervoso, foi preso após postar juramento ao Estado Islâmico
 ??  ?? Chaer tinha quatro anotações criminais, uma delas na Copa
Chaer tinha quatro anotações criminais, uma delas na Copa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil