O Dia

INSS vai investigar exames e laudos de auxílio-doença

INSS cruzará dados de segurado que recebe benefício por incapacida­de por mais de dois anos durante pente-fino

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Portaria publicada no Diário Oficial da União determina que o pente-fino da Previdênci­a nos benefícios por incapacida­de analise documentos apresentad­os pelos segurados. Somente no Rio, oito mil deverão ser convocados a fazer nova perícia.

Opente-fino que o INSS fará em benefícios por incapacida­de concedidos há mais de dois anos analisará documentos e exames médicos apresentad­os pelos segurados convocados para novas perícias. Ontem foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria Conjunta 7 do INSS e da Procurador­ia Geral Federal (PGF) que estabelece procedimen­tos para revisão administra­tiva dos benefícios. De acordo coma publicação, o instituto vai cruzar informaçõe­s de seu banco dados com documentos e exames levados para as novas perícias.

Quem estiver afastado começa a ser chamado a partir de setembro. Para agilizar o processo, é bom o segurado juntar atestados, laudos, exames e pedir ao médico responsáve­l pelo tratamento relatório bem substancia­do para anexar à ficha. O pequeno dossiê deve conter todo o histórico do paciente que está afastado.

“É importante que o segurado ao ser convocado para afazer anova perícia tenha, além de documento com foto, exames, laudos e relatórios do médico que comprovem a sua incapacida­de de voltar ao trabalho”, indica Francisco Eduardo Cardoso, presidente da Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP). Somente no Município do Rio, estima-se que oito mil segurados passem por nova perícia.

Pelas regras, as agências do INSS poderão agendar até quatro perícias a cada dia e por perito. Já nos fins de semana e feriados, os exames podem ser feitos por meio de mutirão, até o limite de 20 por dia, por perito médico.

A data limite para que médicos-peritos entrem no programa do governo acaba na próxima quinta-feira. Somente após este prazo, e com a quantidade de peritos que aderirem ao processo do pente-fino, será informado o começo das revisões das aposentado­rias por invalidez e auxílios-doença.

A revisão dos benefícios ocorrerá em todo país, inclusive nos caso sem que o benefício foi concedido por decisão judicial. Pessoas com problemas de locomoção não precisarão ir aos postos. Os aposentado­s por invalidez com mais de 60 anos de idade vão ficar de fora do pentefino respaldado­s por lei.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? O pequeno dossiê do segurado deve conter todo o histórico do tratamento do paciente que está afastado
DIVULGAÇÃO O pequeno dossiê do segurado deve conter todo o histórico do tratamento do paciente que está afastado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil