O Dia

Novos BRTs poderão ser utilizados a partir de hoje

Lote Zero do Transoeste e Transolímp­ica estreiam com quatro serviços. Faixas olímpicas terminaram

- GUSTAVO RIBEIRO gustavo.ribeiro@odia.com.br

Os corredores de ônibus articulado­s inaugurado­s recentemen­te para uso exclusivo dos usuários do RioCard Jogos Rio 2016 serão abertos ao público em geral nesta manhã.

Enfim, a população do Rio pode, a partir de hoje, utilizar os BRTs inaugurado­s para a Olimpíada que estavam atendendo só usuários do RioCard Jogos Rio 2016. São eles o Lote Zero do Transoeste (trecho inicial do corredor), entre o Terminal Alvorada e o Jardim Oceânico, e o Transolímp­ico, ligando o Recreio dos Bandeirant­es a Deodoro. Avia expressa Trans olímpica,com 26 quilômetro­s de extensão, será aberta aos veículos só na sexta-feira.

Somando-se aos demais serviços de ônibus articulado­s já existentes, estima-se que o sistema BRT vai beneficiar cerca de 640 mil pessoas por dia — hoje são atendidas 370 mil diariament­e. Os novos BRTs estarão à disposição de cariocas e visitantes por meio do Bilhete Único Carioca (tarifa de R$ 3,80), sem necessidad­e do RioCard Olímpico. Inicialmen­te, serão inaugurado­s três serviços para o Lote Zero e um para o Transolímp­ica, todos paradores.

Pelo Lote Zero, serão feitas as ligações Terminal Alvorada —Jardim Oceânico, em 20 minutos de viagem,Jardim Oceânico—Recreio (40 minutos) e Jardim Oceânico — Terminal Olímpico (30 minutos). A Estação Parque Olímpico (uma antes do terminal) só abrirá a partir da Paralimpía­da. O primeiro serviço funcionará 24 horas nas estações Alvorada, Barra Shopping, Ricardo Marinho, Afrânio Costa, Bosque Marapendi e Jardim Oceânico. As demais paradas do trajeto e as outras duas linhas irão operar de 5h à 1h.

O BR T Trans olímpico estre iaco malinha Terminal Paralímpic­o( Recreio )— Vila Militar, funcionand­o 24 horas nas estações São José de Magalhães Bastos, Pe. João Chribbin, Mal. Fontenelle, Boiuna, Outeiro Santo, Leila Diniz,AsaBranca,MorrodoOut­eiro, Olof Palme, Catedral do Recreio. As demais ficam disponívei­s das5hà1h.O percursos erá feito em 52 minutos.

Os serviços expressos (que param em menos estações) serão lançados nas próximas semanas, sobretudo após os Jogos Paralímpic­os, que serão realizados de 7 a 18 de setembro.

Os passageiro­s terão redução de até 50% dotem pode percurso com o Lote Zero e de 60% com o Transolímp­ico, segundo a prefeitura.

Inaugurada no início de agosto, a Linha 4 do metrô (Ipanema-Barra) foifechada ontem e voltará a funcionar para o público da Paralimpí ada, sendo exigidos ingresso de competiçõe­s e o RioCard Olímpico. O acesso para a população geral será a partir do dia 19. O Lote Zero possibilit­ará integração coma Linha 4 no Jardim Oceânico, como aconteceu durante os Jogos.

 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO
 ??  ?? O BRT Transolímp­ico começou a funcionar para o público dos Jogos, ligando Deodoro ao Parque da Barra
O BRT Transolímp­ico começou a funcionar para o público dos Jogos, ligando Deodoro ao Parque da Barra
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil