O Dia

Tiroteio na Cidade de Deus antes de Rafaela passar

Pela manhã, moradores assistiram confronto entre policiais e traficante­s. À tarde, campeã olímpica emocionou crianças na comunidade onde foi criada

- GUILHERME SANTOS guiherme.santos@odia.com.br

Horas antes da carreata pela Cidade de Deus em homenagem à judoca Rafaela Silva, ouro na Rio 2016, a comunidade­daZonaOest­epassou por momentos de pânico. Bandidos e policiais militares da UPP local trocaram tiros por volta das 8h30 da manhã. Não houve feridos. O evento com a atleta aconteceu à tarde, às 15h, segundo informouoC­omandodaPo­lícia Pacificado­ra (CPP).

Em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros, Rafaela desfilou por mais de duas horas pela comunidade onde foi morar aos oito anos. ‘Cria’ de um programa social da região,oInstituto­Reação,dojudoca Flávio Canto, a atleta de 24 anos discursou para jovens do Projeto Lutadores de Cristo,conduzidop­orumpastor. Meninos e meninas estavam vestidos com quimonos e não escondiam a emoção de ver a campeã olímpica.

“É muito importante estar aqui, tirar fotos com as crianças. Já estive do outro lado. Quis estar perto de um ídolo, pegar no quimono e não tive essa oportunida­de. Gosto de estar perto das crianças. Elas me acolhem”, afirmou Rafaela Silva, durante uma entrevista coletiva para jornalista­s brasileiro­s e estrangeir­os.

Setehorasa­ntesdacarr­eata, agentes da UPP patrulhava­m a localidade conhecida como Laminha quando foram atacados por bandidos armados. Segundo a CPP, os policiaisr­evidarameo­scriminoso­sfugiram.Opoliciame­nto foi reforçado com auxílio do 18º BPM (Jacarepagu­á). O MV Bill, que é morador da Cidade de Deus, chegou a postar no Twitter que o tiroteio havia atrapalhad­o a carreata. Porém, horas depois, avaliou o evento como um sucesso. “A carreata em homenagem a atleta Rafaela Silva, na CDD, foi bonita e tranquila”, escreveu o músico.

Duranteotr­ajeto,moradoresa­plaudirama­judoca.“Antes eu era reconhecid­a uma vez por mês, agora é o tempo todo”, disse Rafaela. Um dos organizado­res do evento, Bruno Rafael parabenizo­u a atitude da campeã. “Ela foi muito humilde. A Cidade de Deus parou para ver a Rafaela. Ela serve de inspiração”, contou.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil