O Dia

RESSACA OLÍMPICA

Quatro milhões de pessoas passaram pelo reduto olímpico na Zona Portuária nos últimos 17 dias. Ontem, local ainda estava cheio

- PAOLA LUCAS paola.lucas@odia.com.br

Fim dos Jogos e a cidade continuou em clima olímpico. Turistas e cariocas ainda corriam para aproveitar o dia de feriado municipal, mesmo debaixo de chuva. Segundo a Secretaria de Turismo do Rio, o Boulevard Olímpico, na Região Portuária, foi eleito pelos visitantes como o melhor ponto turístico da cidade durante os Jogos. A estimativa da prefeitura é de que 4 milhões de pessoas passaram pelo local. Ontem, no entanto, ainda tinha gente por lá pela primeira vez.

É o caso de Lucia Lima, de 54 anos, que viu a Pira Olímpica já apagada, mas garante que valeu a pena. “É a primeira vez que venho. Mesmo com chuva quis aproveitar para conhecer o lugar. Usei o VLT também”, explicou. Ela foi acompanhad­a das amigas Carolina Xavier, 54, e sua irmã Lenise Xavier, 60, todas moradoras da Ilha do Governador.

“Nunca duvidei que fôssemos capazes de sediar uma Olimpíada, e estou muito feliz com esse resultado. Tem ainda o espírito esportivo que ficou para nossas crianças que viram uma atleta como a Rafaela ( judoca), por exemplo levando o primeiro ouro”, disse Carolina.

O casal de capixabas Suana Louzada, de 35 anos, e Anderson Simas, 43, foram os últimos a deixar a casa do primo Leonardo Simas, em Vila Isabel, onde se hospedaram. Eles não poderiam ir embora sem antes fazer a famosa foto nos anéis olímpicos de Copacabana.

“Fiquei encantada com a cidade, está linda. Me senti honrada em poder participar desse momento no meu país. Além dos voluntário­s, as polícias estão de parabéns por terem feito tudo isso acontecer da melhor forma possível”, conta Suana. Para Anderson, o que encantou foi a pista de mountain bike de Deodoro. Ele é ciclista e torce para que a pista fique na cidade e seja sede de muitos outros eventos.

Feliz de participar desse momento, o gari Flavio Sant’Anna, 49, diz que dessa vez as pessoas foram mais consciente­s. Ele percebeu as ruas mais limpas depois das duas semanas de competiçõe­s e festas no Rio. “Sou gari há 15 anos e durante a Copa a quantidade de lixo na rua foi muito maior”, comparou.

 ?? MAÍRA COELHO ?? Nem o clima frio e chuvoso, que tornou ontem o mar revolto, diminuiu a fila de interessad­os em fazer uma selfie em frente ao símbolo dos Jogos, em Copacabana. Os turistas fizeram muitos elogios à cidade.
MAÍRA COELHO Nem o clima frio e chuvoso, que tornou ontem o mar revolto, diminuiu a fila de interessad­os em fazer uma selfie em frente ao símbolo dos Jogos, em Copacabana. Os turistas fizeram muitos elogios à cidade.
 ?? MAIRA COELHO ?? O Boulevard Olímpico ainda estava ontem cheio de turistas e cariocas
MAIRA COELHO O Boulevard Olímpico ainda estava ontem cheio de turistas e cariocas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil