O Dia

Vacinas antidengue animam cientistas

Na corrida mundial pela descoberta de imunização eficaz, o Brasil sai na frente com testes já em andamento

- FRANCISCO EDSON ALVES falves@odia.com.br

Doenças transmitid­as pelo mosquito Aedes aegypti continuam, segundo os últimos estudos do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, da Fiocruz de Pernambuco, cada vez mais presentes em todas as regiões do Brasil.

Só a dengue, que provoca prejuízos anuais da ordem de R$ 3,8 bilhões, chegou em 2015 a bater a casa de 1,6 milhão de casos, com aproximada­mente 500 mortes. Na capital fluminense, os casos da doença aumentaram 89,2 % e quadruplic­aram na Região Metropolit­ana. Diante do quadro desolador, o possível sucesso das vacinas que estão em testes passou a ser a principal esperança da comunidade científica e sobretudo da população.

“As vacinas são importantí­ssimas, mas a prevenção aindaéocam­inhomaisse­guro e barato para nos livrarmos das doenças transmitid­as pelo Aedes (dengue, zika, chikunguny­a e febre amarela)”, pondera o infectolog­ista e pesquisado­r da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio da Cunha.

Na corrida mundial para uma vacina contra as doenças provocadas pelo Aedes, as principais em testes atualmente são do Brasil.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? No laboratóri­o da Fiocruz, a esperança de vacina nos tubos de ensaio
DIVULGAÇÃO No laboratóri­o da Fiocruz, a esperança de vacina nos tubos de ensaio
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil