O Dia

Cosme e Damião: igreja espera a visita de 2 mil fiéis

Carioca faz a festa das crianças, com distribuiç­ão de doces e brinquedos. Mas deve ficar atento para evitar transtorno­s

- FRANCISCO EDSON ALVES falves@odia.com.br Como fazer 50 saquinhos com R$ 60.

Hoje é dia de correria. Seguindo a tradição, milhares de crianças saem às ruas para garantir doces e balas, distribuíd­os por devotos de São Cosme e São Damião — santos lembrados ontem pelos católicos e hoje, por seguidores de religiões afro-brasileira­s. A paróquia que leva o nome dos irmãos gêmeos, que, segundo a crença, morreram em 300 d.C, recebeu fiéis ontem no Andaraí. A expectativ­a do padre Walter Peixoto é que pelo menos dois mil paroquiano­s passem pelo templo rendendo graças e homenagens aos santos, padroeiros dos médicos e farmacêuti­cos.

“Estou ansiosa para chegar amanhã (hoje) para dar continuida­de a uma prática que herdei de meus pais desde pequena. Assim como eles fizeram promessa pela minha saúde, também fiz pela do meu filho, Heitor, de dois meses, que é livre de qualquer doença”, justifica a jornalista Caroline Carvalho, de 31 anos. Ela adianta que vai entregar mais de 50 pacotes de balas e doces no Engenho Novo, onde mora.

Morador do Estácio, o eletricist­a Mário Aquino, de 45 anos, também não vê a hora de distribuir os 80 saquinhos contendo doces e brinquedos na vizinhança. “Já são 29 anos fazendo isso. Tenho tido muita sorte e alegrias”, garante Mário, que é adepto do candomblé. Com o sincretism­o religioso, os negros africanos na época de escravatur­a cultuavam a imagem de São Cosme e Damião como se fossem a igualdade dos chamados orixás Ibejis, representa­dos pelos dois irmãos. Na Igreja Ortodoxa, ambos são cultuados em 1º de novembro.

A maior preocupaçã­o das autoridade­s em trânsito é com relação a riscos de atropelame­ntos, especialme­nte nas periferias e cidades do interior.

“Instruímos nossos agente a orientar as crianças a respeitare­m os sinais de trânsito, a atravessar a rua na faixa de pedestres, olhando para os lados, e a ficarem atentas quanto a entradas de garagens e estacionam­entos. Menores de 10 anos nunca devem estar desacompan­hadas de adultos, que devem segurá-los pelo pulso”, aconselha o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, major Luiz Henrique Monteiro.

Cosme e Damião eram árabes, que residiam na região da Ásia Menor. Médicos cristãos, atendiam os mais pobres sem cobrar pelas consultas, segundo a crença.

Quem vai distribuir doces deve pensar na segurança das crianças, para evitar acidentes nas ruas

 ?? FOTOS MÁRCIO MERCANTE ?? Caroline Carvalho, que mora no Engenho de Dentro, vai distribuir 50 saquinhos de doces para crianças
FOTOS MÁRCIO MERCANTE Caroline Carvalho, que mora no Engenho de Dentro, vai distribuir 50 saquinhos de doces para crianças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil