O Dia

BOLSA FAMÍLIA FINANCIA ELEIÇÃO

-

A descoberta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que R$ 15.970.436,50 foram doados a candidatos e partidos políticos nas eleições deste ano por beneficiár­ios do Bolsa Família, é para deixar qualquer um de queixo caído. O valor total de arrecadaçã­o declarado à Justiça Eleitoral até o momento é de mais de R$ 1 bilhão e, pelo menos, 16 mil que integram o programa social aparecem como doadores. É fraude?

Há indícios. O beneficiá- rio não deveria estar no programa, o candidato ou o partido se valeu do CPF, sem que apessoa soubes-se, para lavagem de dinhei-ro em doação eleitoral. Qual o próximo passo?

Investigaç­ão. Embora, as pessoas fiquem abisma-das, há um lado bom, ou seja, a descoberta dos ca- sos de forma rápida. Há como identifica­r os responsáve­is? Sem dúvida. E mais: adi- vulgação desses casos têm o papel ainda de desestimul­ar outros. Isso é muito importante, previne novas fraudes.

Quais são as punições previstas para o partido e candidato?

Se a fraude for para beneficiar o candidato, ele pode perder o diploma. Se for para o partido, há multa. O crime de falsidade ideológica cabe tanto para responsáve­is pelo partido quanto para o candidato. Apenaé de até três anos. Efica caracteriz­ado, se o beneficiár­io não sabia dous odos eu CPF, oque seria Caixa 2.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? COM A PALAVRA SILVANA BATINI PROFESSORA DA FGV/RIO
DIVULGAÇÃO COM A PALAVRA SILVANA BATINI PROFESSORA DA FGV/RIO
 ?? CARLO WREDE ??
CARLO WREDE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil