O Dia

Às vésperas das eleições, Jandira Feghali, em Bangu, e Marcelo Freixo, na Lapa, fazem megacomíci­os ““Gostaria de ter visto uma frente progressis­ta, mas acredito que estaremos no segundo turno para ganhar bonito”

- Reportagem de Caio Sartori, estagiário

Na última semana da campanha eleitoral, Jandira Feghali (PC do B) e Marcelo Freixo (Psol) decidiram apostar suas fichas em grandes comícios com o apoio público de estrelas ligadas à esquerda. Ambos têm como estratégia a conquista de votos para chegar ao segundo turno e enfrentar o candidato do PRB, Marcelo Crivella.

Na Lapa, Freixo promoveu comício com a presença de Chico Buarque, Wagner Moura e parlamenta­res do partido. Em Bangu, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu no palanque de Jandira. Sua campanha tem como enfoque a acusação de que Dilma Rousseff foi vítima de golpe.

Para Freixo, a eleição vai ser definida na reta final e a disputa está entre ele e Pedro Paulo. “Tenho um respeito muito grande pela história da Jandira, mas a disputa está entre mim e o Pedro Paulo. É hora de derrotar o PMDB. Não há dúvidas de que nossa candidatur­a é a mais capaz de vencer o Crivella no segundo turno”, disse Freixo. Durante o comício, ele chamou Pedro Paulo de covarde.

Enquanto isso, no Largo de Bangu, Lula destacou o apoio financeiro que deu ao Rio quando era presidente. E pediu ao público que não desanimass­e com a queda de Jandira nas pesquisas — no Ibope ontem, ela caiu de 8% para 6%. “Não se deixem iludir, não há pesquisa que possa nos tirar da rua. Temos que trabalhar até a apuração”, afirmou.

Ao o deputado federal Chico Alencar (Psol-RJ) disse considerar legítima a candidatur­a de Jandira, mas explicou as diferenças que vê entre as campanhas. “Não podíamos, com pena de perder identidade, se coligar com PCdoB e PT. Tem uma década de que as divergênci­as se concretiza­ram e outro projeto partidário foi criado. É claro que não vamos ficar malhando a Jandira. Eles que se expliquem sobre aliança com o PMDB”, argumentou.

No comício de Freixo, contudo, outro Chico, o Buarque, lamentou a fragmentaç­ão da esquerda. “Gostaria de ter visto uma frente progressis­ta, mas hoje acredito que estaremos no segundo turno para ganhar bonito".

Apesar da ‘guerra fria’ entre Freixo e Jandira, pesquisa Datafolha divulgada semana passada mostra que a comunista tem mais chances de herdar votos de Marcelo Crivella, que poderia perder 26% do eleitorado para ela. Freixo, porém, deve mesmo mirar na candidata do PCdoB, de quem pode roubar 29% dos eleitores.

O psolista, mesmo com programa voltado para as zonas Norte e Oeste, domina no eleitorado de renda acima de dez salários mínimos. “Ele tem um discurso muito voltado para os direitos humanos, o combate à milícia. Talvez precise explicar melhor como vai melhorar a vida da população mais pobre”, aponta o cientista político Ricardo Ismael, da PUC-Rio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil