O Dia

Sem educação e capacitaçã­o não há futuro

-

Nelson Mandela disse uma vez que “Educação éaarm amais poderosa que se pode usar para mudar o mundo”. De fato! Na prática, para avançar, todos os setores da economia dependem de mão de obra especializ­ada egestão eficiente, o queraram entese conquistas­embo a formação e qualidade de ensino em sala de aula.

Recente pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas sobre a avaliação dos serviços básicos prestados aos cariocas apontou umap reocupação antiga de nossa sociedade com o ensino aplicado pelas instituiçõ­es públicas, incluindo as universida­des. A avaliação da população sobre o tema foi de 3,96, numa escala de zero a dez. Aboa notíciaéqu etal visão não se traduz no nível de preparo dos trabalhado­res de setores como o turismo.

A partir da exposição positiva do R iode Janeiro junto aos mercados emissores de turistas atravésda realização dos Jogos Olímpicos, concluiu-seque 87,7% dos estrangeir­os pretendem retornarao Brasil, e 94,2% dos visitantes brasileiro­s desejam voltara o Rio. Com otimismo coletivo e a manutenção do trabalho sério realizado pelos profission­ais do segmento, a tendência é repetirmos o modelo de Barcelona, que após a Olimpíada de 1992 saiu de patamar de 1,8 milhões de visitantes naquele ano para a marca de 8 milhões de turista sem 2015.

Tais resultados serão percebidos em nosso estado em escalas de curto, médio elongo prazo. Porém, para atingirmos tal prog nós tico,éfund amental que tenhamos mão de obra preparada. Para ampliarmos o interesse da população pela capacitaçã­o profission­al, é necessário que se confie nas instituiçõ­es de ensino. Tal confiança só se consolida a partir do desempenho e do nível de eficiência oferecidos, se refletindo automatica­mente em melhores resultados junto ao mercado de trabalho.

Se depender do empenho e da motivação do carioca, teremos o estado lotado todos os 365 dias do ano. A divulgação da percepção da população sobre o que acontece nas cidades é importante para avaliarmos e acertamos possíveis deficiênci­as. O receio e desconfian­ça no período pré-olímpico foram substituíd­os pelo resultado coletado pelo Datafolha, onde a maioria dos cariocas afirmou que a realização da Rio2016 trouxe benefícios à cidade.

 ??  ?? Nilo Sergio Felix Secretário estadual de Turismo
Nilo Sergio Felix Secretário estadual de Turismo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil