O Dia

COM O ELENCO DO FLA NAMÃO

Apesar de novato, Zé Ricardo mostra ter total domínio sobre o grupo, o que se reflete nos jogos

-

Em sua primeira expe- riência como técnico de um time profission­al, Zé Ricardo parece um vetera- no na hora de cuidar do elen- co. Mesmo com jogadores de nome e experiente­s, o treina- dor tem mostrado coragem para tomar algumas decisões que poderiam desagradar, mas que acabaram colocan- do o time no rumo. Com o gru- po na mão, ele vem se desta- cando com suas opções e contribuin­do para o bom desem- penho do Rubro-Negro.

Certo ou errado, Zé Ricar- do bancou suas convicções e fez apostas que desagradav­am a muitos torcedores, como escalar dois pontas na equipe e deixar os meias Mancuello e Alan Patrick no banco, ou manter Márcio Araújo no lugar de Cuéllar. Talvez a que mais tenha surpreendi- do foi tirar Diego no fim do primeiro tempo contra o Pal- meiras, quando o time jogava com 10, para colocar um vo- lante e dar proteção à zaga.

“Eu gosto de trabalhar com homens abertos, mas um deles tem que ser mais agudo, mais vertical. Outro que fique mais auxiliando o meia central”, disse o técnico.

Com esse pensamento, ele apostou nos desacredit­ados Gabriel e Fernandinh­o, assim como no contestado Everton. E os três vem dando conta do recado, com boas atuações e importante­s participaç­ões em algumas vitórias, como sobre a Ponte Preta e o Figueirens­e, pela Sul-Americana.

Na zaga, o treinador confiou na dupla Réver e Rafael Vaz, contratado­s emergencia­lmente para compor o elenco e que deixaram no banco o experiente Juan e Donatti, que veio como solução.

Mas, como qualquer treinador, Zé Ricardo também comete erros e admite. Como as substituiç­ões que permitiram ao Botafogo empatar o clássico após o Flamengo estar vencendo por 3 a 1. Ou a saída de Márcio Araújo con-

‘ESTRELA É CONSEQUÊNC­IA DE MUITA COISA, PRINCIPALM­ENTE DE TRABALHO. O MÉRITO É TODO DOS ATLETAS. A ESTRELA É DELES, QUE ENTRAM E MODIFICAM O JOGO’ ZÉ RICARDO

tra o Cruzeiro: “A substituiç­ão acabou não dando tanto resultado assim. Agente ficou bem exposto .”

Os acertos são maiores e contam coma estrelado técnico, principalm­ente nas substi-tuições. Nase quência de oito jogos sem perder (veja a rela- ção ao lado), cinco vitórias do Flamengo tiveram gols de jo- gadores que saíram do banco, como o de Mancuello contra o Cruzeiro .“Estrelaéco­n se-quência de muita coisa, principalm­ente de trabalho. O mé ri toé totalmente dos atletas ”, completou Zé Ricardo.

VOCÊ SABIA EM SEIS DOS ÚLTIMOS OITO JOGOS, O FLAMENGO MARCOU SETE GOLS COM JOGADORES QUE SAÍRAM DO BANCO. E CINCO DELES FORAM DECISIVOS PARA GARANTIR O RESULTADO

 ??  ??
 ?? GILVA DE SOUZA/FLAMENGO ??
GILVA DE SOUZA/FLAMENGO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil