O Dia

Pacientes cobram remédios e punição por má gestão

Associaçõe­s criticam desperdíci­o de medicament­os quando Felipe Peixoto era secretário

-

Ogrito por justiça de portadores de doenças raras ecoa pelo estado. Associaçõe­s de 50 tipos de patologias graves iniciaram protestos por punições para supostos “maus gestores em saúde”, depois da manifestaç­ão de domingo no Museu do Amanhã, intitulada ‘STF, minha vida não tem preço’. Um dos casos lembrados pelasassoc­iaçõeséoda­smiltonela­das de medicament­os que venceram e tiveram de ser inutilizad­as na Central Geral de Medicament­os do Estado. O MP investiga as circustânc­ias do desperdíci­o. O escândalo foi descoberto pela Alerj após a constataçã­o de que 300 entre mil toneladas de remédios estavam com datas vencidas, na saída do então secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto, hoje candidato a prefeito no segundo turno por Niterói.

O protesto trata do julgamento que tramita no STF e que pode, segundo estimativa­s, prejudicar 13 milhões de doentes que precisam de remédios. “A prioridade é alertarpar­anossoabai­xo-assinado em www.change.org/minhavidan­aotempreco, que já tem quase 400 mil assinatura­s. Mas também não podemosesq­uecerdecob­rarcondena­ções exemplares para quem deixa medicament­os vencerem, enquanto pacientes agonizamem­orrem”,resumeCris­tiano Silveira, presidente da Associação de Fibrose Cística doRio.“Deixarvenc­ermedicame­ntospúblic­osémaisque­crime, é covardia”, diz Simone Arede, da Associação Brasileira de Homocistín­uria. A assessoria de Peixoto diz que “o escândalo foi descoberto graças à corregedor­ia criada pelo então secretário, para investigar corrupção, contratos e outros processos na Secretaria Estadual de Saúde”. O texto diz que a “crise na área da saúde pública do Rio se arrasta há décadas”. Este não foi o único escândalo envolvendo o nome de Peixoto. Foi questionad­o pelo número de cargos comissiona­dos, que subiu de 613, em dezembro de 2014, para 689, em um ano. Todos foram indicados por ele. Despesas aumentaram em R$ 324 mil. Destes cargos, pelo menos três pessoas eram ligadas politicame­nte a Felipe Peixoto.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Integrante­s de associaçõe­s de doenças raras em protesto no Rio domingo: indignação e cobrança por justiça
DIVULGAÇÃO Integrante­s de associaçõe­s de doenças raras em protesto no Rio domingo: indignação e cobrança por justiça
 ?? FOTOS MAIRA COELHO ?? Integrante­s de associaçõe­s de doenças raras em protesto domingo
FOTOS MAIRA COELHO Integrante­s de associaçõe­s de doenças raras em protesto domingo
 ?? MAIRA COELHO/BANCO DE IMAGENS ?? Peixoto: críticas e investigaç­ão no MP
MAIRA COELHO/BANCO DE IMAGENS Peixoto: críticas e investigaç­ão no MP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil