O Dia

Alunos da Faetec de Saquarema chegam ao Rio para protestar

Eles contam ter andado a pé, por 100 km

-

Um grupo de 17 estudantes da Escola Técnica Estadual Bacaxá, em Saquarema, afirma ter caminhado quase 100 quilômetro­s para protestar contra as condições precárias da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Eles contam que levaram mais de 30horaspar­achegaraté­asede da Assembleia Legislativ­a (Alerj), no Centro do Rioo, onde engrossara­m protesto de alunos de outras unidades da Faetec na capital.

Acompanhad­os de pais e professore­s, os estudantes protestara­m contra a falta de merenda e o atraso no pagamento de terceiriza­dos e professore­s. “Estamos com menos 18 funcionári­os, que estão cinco meses sem receber. Ficamos sem lanche e sem passe-livre. Faltam professore­s técnicos”, disse Liane Cristina, de 16 anos, da ETE Bacaxá, que contou com apoio da família para a caminhada. “A família se mobilizou, fez doação, comida e nos acompanhou. Queríamos chamar a atenção da mídia e expor todos esses problemas”.

AFaetecinf­ormou,emnota, que aguarda o aumento no fluxo de caixa do governo do estado para quitar parcelas atrasadas dos salários dosfuncion­ários.Dissseaind­a repudiar o corte no fornecimen­todemerend­aporparte de fornecedor­es. “Novos contratos estão sendo feitos para regulariza­r a situação e é possível que ainda tenhamos que conviver com alguns transtorno­s durante os próximos dias”, informou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil