O Dia

Odebrecht conclui acordo para delação premiada

Executivos se compromete­ram a contar tudo sobre esquemas de corrupção em troca de reduções de pena. Depoimento­s vão começar na próxima semana

- Estadão conteúdo

Aempreitei­ra Odebrecht concluiu na tarde de ontem, após mais de nove meses de negociação, a fase de assinatura dos acordos de delação premiada com o Ministério Público Federal.

Setenta e sete executivos e ex-executivos da empresa formalizar­am o acordo de colaboraçã­o coma Lava J atoe a partir da sem anaque vem começarãoa­prestar depoimento­s para confirmar oque prometeram contar sobre o esquema de corrupção e pro pinano qual se envolveram.

Entre os executivos que assinaram o acordo estão o patriarca e o presidente do Conselho de Administra­ção do grupo, Emílio Odebrecht, e seu filho, o ex-presidente da empresa, Marcelo Odebrecht.

Os contatos entre investigad­ores e advogados da empresa vinham acontecend­o em uma “mesa de negociação”, marcados por tensão dos dois lados. Os procurador­es exigiam mais informaçõe­s por um lado, enquanto advogados tentavam reduzir apena dos clientes de outro. A partir de agora, com as assinatura­s, esta fase está encerrada.

Os executivos já detalharam­oque vão dizer e em troca já sabem apena que irão cumprir. Marcelo Odebrecht, por exemplo, cumprirá pena total de dez anos, na qual deve permanecer até o fim de 2017 na cadeia. Depois, passa a dois anos e me iode prisão domiciliar, onde progride para o semiaberto e, por fim, para o aberto.

A empresa também negociou um acordo de leniência no qual se compromete apagar multa de R $6,8 bilhões. O dinheiro será parcelado em 23 anos e dividido entre Brasil, EUA e Suíça.

Ainda não há calendário definido sobre a ordem em que os executivos serão ouvidos a partir da semana que vem. Toda a negociação é mantida em sigilo. Ontem, a Odebrecht divulgou às oc iedade um pedido de desculpas.

Só depois dos depoimento­s o material poderá ser enviado ao ministro Teori Zavascki, do STF. Ele precisa homologar os acordos de delação para que os fatos narrados pelos delatores possam ser usados em investigaç­ões.

“A Odebrecht reconhece que participou de práticas impróprias em sua atividade empresaria­l.

Trecho da nota oficial divulgada pela empreiteir­a

 ?? ANTÔNIO MORE / GAZETA DO POVO / ARQUIVO ?? Marcelo Odebrecht prometeu a contar tudo o que sabe à Justiça
ANTÔNIO MORE / GAZETA DO POVO / ARQUIVO Marcelo Odebrecht prometeu a contar tudo o que sabe à Justiça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil