O Dia

FASP TENTA REVERTER DECISÃO DO SUPREMO

- Paloma Savedra

AFederação das Associaçõe­s e Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado do Rio (Fasp) apresentou embargos de declaração no Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de fazer com que a decisão que impede arrestos das contas do estado não atinja os funcionári­os do Executivo. Na última quinta-feira, o ministro do STF Dias Toffoli deferiu liminar em favor do governo do Rio suspendend­o novos bloqueios autorizado­s pela 8ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ).

Na decisão, Toffoli determinou “a paralisaçã­o de qualquer medida restritiva nas contas do Tesouro do Estado do Rio e de suas autarquias” determinad­as pela 8ª Vara de Fazenda.

De acordo coma decisão, a suspensão atinge ação judicial movida por servidor ou sindicato “na defesa de prerrogati­va de ordem jurídicoin­stituciona­l de repasse de duodécimo do Poder ”( em relação ao Judiciário) ou órgão respectivo a que vinculado o servidor.

O advogado da Fasp — entidade que representa apenas os servidores do Executivo —, C ar losJunddef­en de atese de que a liminar abrangeria somente o pessoal do Judiciário. Por isso, ele apresentou embargos de declaração (para complement­o ou até mesmo correção da decisão). “Entendemos que a liminar do STF não se aplica ao processo movido pela Fasp”, declarou Jund.

 ?? BANCO DE IMAGENS ??
BANCO DE IMAGENS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil