O Dia

Mais câmeras para vigiar a cidade

Prefeitura quer que aparelhos particular­es sejam ligados ao Centro de Operações Rio

-

A prefeitura quer integrar câmeras particular­es de segurança ao sistema do Centro Operações Rio (COR). A informação foi dada ontem pelo secretário municipal de Ordem Pública, Paulo César Amêndola, após encontro com o presidente da Riotur, Marcelo Alves, representa­ntes do setor hoteleiro do Rio e outros integrante­s da Segurança Pública.

O objetivo da reunião foi discutir estímulos ao turismo no Rio, além de aumentar a segurança na cidade, já que esta é uma das grandes preocupaçõ­es do setor hoteleiro. “Vou pedir para que as 15 inspetoria­s da Guarda Municipal façam um levantamen­to de todas as câmeras particular­es que estão voltadas para as vias públicas”, afirmou Amêndola. Ele estima que o levantamen­to esteja pronto em 10 dias.

O secretário informou ainda que já fez o pedido junto à Secretaria Municipal de Fazenda para a convocação de pelo menos 1 mil guardas municipais aprovados no último concurso. Segundo Amêndola, a Guarda Municipal também poderá apresentar um programa semelhante ao Proeis, que permite a remuneraçã­ode policiais militares para trabalhar nas horas de folga. Neste modelo, os agentes poderiam serpa gospel as associaçõe­s hoteleiras par apatrulhar­as praias.

Outra possibilid­ade mencionada no encontro com representa­ntes dos hotéis foi a criação, na orla da cidade, de programas semelhante­s aos que existem na Lagoa, Aterro do Flamengo, Méier e Centro, que são financiado­s pela Fecomércio-RJ. “A questão é que esses programas são caros. Apenas no Centro Presente, a Fecomércio investe R $35 milhões por ano ”, explicou o presidente da Associação de Hotéis do Estado do Rio, Alfredo Lopes.

Na reunião, ficou combinado ainda com atitular da Delegacia Especial de Atendiment­o ao Turista( De at),Va léria Aragão, que, deste fim de semana até o Carnaval, a Polícia Civil também passará afazer rondas preventiva­s em bairros de grande concentraç­ão turística, como Copacabana, Ipanema, Leblon e Centro.

 ?? ARQUIVO O DIA ?? A GM, que já iniciou ação conjunta com a PM, pode ganhar reforços
ARQUIVO O DIA A GM, que já iniciou ação conjunta com a PM, pode ganhar reforços

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil