O Dia

PF recupera obras de arte do Museu Imperial

-

Sete peças de arte furtadas do Museu Imperial de Petrópolis foram encontrada­s ontem pela Polícia Federal em uma casa no Jardim Botânico. São tapetes, livros raros e porcelanas, que fazem parte de uma coleção privada, de propriedad­e de Paulo Fontainha Geyer, empresário e cole- cionador de arte. Ao todo, a Operação Antiqua ri us recuperou 21 peças, incluindo mandados de busca e apreensão em Salvador e São Paulo. Outras 102 ainda são procuradas.

Dono do conglomera­do petroquími­co Unipar, Geyerdeci diu doaras peçasainda em vida e os bens só passariam ao museu público após amor teda mulher Maria Cecília, oque ocorreu em 2014. Mas os herdeiros não concordara­mcoma doação de todas as peças, avaliadas em cercade R $50 milhões. No escritório do ex-presidente da Unipar Carbocloro Frank Geyer Abubakir, foram encontrada­s mais seis peças. O empresário aparece em outro processo judicial, este ligado à Operação Lava Jato, quando participou de uma delação premiada. Na ocasião, Abubakirdi­ss eter pago R $20 milhões em propinas a dois deputados.

Segundo a PF, o inquérito ainda não está concluído, mas dois parentes de Paulo Geyer devem ser indiciados pelo furto qualificad­o das peças. “Os familiares não precisam desses bens pelo valor material. É uma questão de vaidade, contrarian­do inclusive a vontade dos donos dos bens, que decidiram pela doaçãoao Museu ”, afirmou o delegado Rafael Andrea ta, da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, que coordenou a operação no Rio.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Sete peças foram encontrada­s ontem em casa no Jardim Botânico
DIVULGAÇÃO Sete peças foram encontrada­s ontem em casa no Jardim Botânico
 ??  ?? Delegado Andreata chefiou ação
Delegado Andreata chefiou ação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil