O Dia

Espécie tem baixo teor de calorias e é indicada para dietas especiais

-

A truta é um peixe da família do salmão. Dentre os diversos tipos, a que melhor se adaptou ao cativeiro foi a do tipo ArcoÍris. Esta espécie, segundo dados do trutário da Serrinha do Alambari, originária da costa Oeste da América do Norte, exige águas puras, cristalina­s e muito oxigenadas, encontrand­o nas frias corredeira­s dos rios de montanha um habitat perfeito para sua criação.

Segundo Gisele Castro, ao longo da história, a truta vem sendo considerad­a um dos peixes mais apreciados pelos gourmets em todo o mundo. Já na Idade Média, ocupava lugar de destaque na mesa dos nobres europeus, que se deliciavam com sua carne de sabor delicado e fácil preparo.

Peixe de boa textura, com carne macia e apenas uma espinha dorsal (o que facilita a degustação), a truta representa o que há de melhor em termos alimentare­s, segundo médicos e especialis­tas. O baixo teor de calorias, associado às fontes de cálcio e fósforo, proteínas e sais minerais, além da presença de um ácido-graxo essencial, o ômega-3, é uma das armas no combate ao colesterol e indicada para dietas.

A qualidade das trutas da Serrinha, conforme pesquisas recentes, é comparável à das montanhas rochosas da América do Norte, dos Alpes e dos Pirineus da Europa, e dos Andes, na América Latina.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil