O Dia

APOSENTADO­RIA EM BOA HORA

- PAULO CAPPELLI ■ e-mail: paulo.cappelli@odia.com.br

Pessoas próximas ao ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Jonas Lopes, dizem que ele entrará em breve com pedido de aposentado­ria. Não há clima para que retorne ao tribunal após delatar companheir­os de trabalho — outros conselheir­os foram citados na delação premiada que negocia com o Ministério Público Federal como parte da operação Lava Jato. “Além disso, ele tem direito à aposentado­ria integral. Só tem a ganhar”, avalia um aliado.

Filho de Lopes, Jonas Lopes Neto abriu mão do assento que ocupava no conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil. O afastament­o ocorreu após o pai ser conduzido coercitiva­mente para prestar depoimento à Polícia Federal, em dezembro.

Repouso

Atualmente, Jonas Lopes, o pai, está de férias. Mal retornará ao tribunal, no fim deste mês, eterád irei toà licença-prêmio—apar t ir de 6 de março, poderá gozar demais três meses de período sabático. Antes do rolo coma Lava Jato, pretendia usar o tempo para estudar inglês-noexterior.

Devolução

O TCE determinou que o ex-presidente da Câmara de Queimados, Milton Campos Antônio, devolva R$ 16 mil aos cofres públicos. Alega que, em 2014, a Câmara inscreveu vereadores e servidores em cursosdeca­pacitação,emBrasília­enoRio,semsecerti­ficar sobre a existência de cursos mais baratos.

Denúncia

A investigaç­ão, feita também em outras cidades, fo imotivada por denúncia do Informe, publicada em 2015. Nela, acoluna revelou que 20 vereadores de São João de Meriti haviam se hospedado, com acompanhan­tes, em hotel de luxo na Praia de Cabo Branco, em João Pessoa. Farra que custou R$ 107 mil aos cofres públicos.

Rio Sem Homofobia

Militantes da causa LG BT demonstrar­am preocupaçã­o coma exoneração de Cláudio Nascimento da coordenado­ria do Rio Sem Homofobia, vinculado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Des envolvimen­to Social. Novo subsecretá­rio de Defesa e Direitos Humanos, Átila A. Nunes, diz que o programa continua sendo uma das prioridade­s.

Política pública

Nunes já se reuniu com representa­ntes das polícias Civil e Militar para discutir políticas de combate à violência contra a população LGBT no Carnaval.

Bloco da Lei Seca

Os agentes cadeirante­s da Lei Seca estarão em 30 blocos de rua durante o Carnaval. Vão conscienti­zar os foliões sobre a perigosa combinação que é beber e dirigir.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil