O Dia

‘Idade mínima já existe, mas governo omite’, diz senador

Supremo recebe ação para retirar a PEC da pauta da Câmara

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

AProposta de Emenda à Constituiç­ão 287, que trata da Reforma da Previdênci­a, não é somente questionad­a por parlamenta­res de oposição. Ele é criticada, inclusive por aliados do governo Temer, que integram a Frente Parlamenta­r Mista em Defesa da Previdênci­a Social. Houve até um revés, quando o relator da matéria na Comissão Especial da Câmara, Arthur Maia (PPS-BA), foi pressionad­o pela oposição e alterou o cronograma dos trabalhos. Por conta disso, a expectativ­a é que a proposta não seja mais aprovada até junho, como esperava o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Entre as principais mudanças no regime previdenci­ário está a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres darem entrada no benefício do INSS e a contribuiç­ão por 49 anos para que trabalhado­res recebam aposentado­ria integral. E isso suscitou um “levante” contrário à reforma.

Na próxima terça-feira, por exemplo, a Frente Parlamenta­r vai apresentar Emenda Substituti­va Global à reforma, informou ao DIA o senador Paulo Paim (PTRS). “Entre tantos absurdos que constam na proposta do governo, a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentare­m é inaceitáve­l”, adverte Paim.

Hoje, no Brasil, é possível pedir o benefício por idade ou portem pode contribuiç­ão. Pelar egra,épermit ido requerer a aposentado­ria com 65/60 anos (homens/mulheres) se o trabalhado­r tiver pelo menos 15 anos de contribuiç­ão. Na aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão não há idade mínima. A regra diz queépre ciso ter 35/30 anos( homens/ mulheres) de serviço para pedir o benefício no INSS.

“Na prática existe idade mínima para aposentar, não precisa estipular 65 anos, mas o governo omite”, alerta o senador Paulo Paim. De acordo com o parlamenta­r, para chegaràFór mula 85/95, que soma idade com tempo de contribuiç­ão, o governo usa como base 55 anos para mulher e 60 para homem.

NO SUPREMO

E no que depender de 28 deputados a reforma será retirada da pauta da Câmara. Na quarta-feira, os parlamenta­res entraram com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a PEC 287. A ação questiona a falta de debate sobre o tema e pede a anulação de todos os atos legislativ­os sobre

 ?? JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO ?? Senador Paulo Paim faz duras críticas à Reforma da Previdênci­a: ‘É cruel, é desumana e absurda’ as mudanças na Previdênci­a.
Segundo a inicial, “a proposta, de autoria do Executivo e apresentad­a em dezembro de 2016, foi enviada ao Congresso sem prévio...
JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO Senador Paulo Paim faz duras críticas à Reforma da Previdênci­a: ‘É cruel, é desumana e absurda’ as mudanças na Previdênci­a. Segundo a inicial, “a proposta, de autoria do Executivo e apresentad­a em dezembro de 2016, foi enviada ao Congresso sem prévio...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil