O Dia

QUEM AMA, EDUCA! COM O PODER DO ‘NÃO’

- Alex Campos

‘Que mama, educa”éu ma dessas verdades solares, universais e transcende­ntais. Et ambé mé verdade que“quem ama, educa financeira­mente”. Para 90% dos pais ou mães, a educação financeira dos filho sé“muito importante ”. Op roble maé que, dentro dessa obviedade, há uma inabilidad­e: 60% desses senhores e senhoras admitem “fazer a vontade dos filhos” na horadas compras e admitem ignorar o poder do “não”. Ou seja, também na área econômica, temos um fosso colossal entre o que os pais e as mães “sentem” pelos filhos e o que eles e elas “fazem” pelos filhos.

DIÁLOGO E PARCERIA

Isso transparên­cia.acontece doméstico,e compreensã­oquandoÉ preciso como faltam haver sobre diálogo,no conversa, ambienteas possibilid­ades, as necessidad­ese os limites do dinheiro. E essas atitudes devem envolver todos os“entes queridos ”— crianças, adolescent­es, adultos, idos ose ... parceria conscienti­zaçãofamil­iar atitudes fundamenta­is para o equilíbrio do orçamentoe os agregados (cunhados costumam ser o maior perigo ). O diálogo ajuda a evitar euforias, desperdíci­os ou irresponsa­bilidades, especialme­nte no consumo, principalm­ente como jovem.

A ninguém deve ser dado o direito de negligenci­ar os gastos correntes no lar doce lar, sob o risco de transformá-lo no lar duro lar. Lidar com o dinheiro achando que “quem tem, pode tudo” é uma arrogância que vai custar caro ao caráter — e um novo caráter ou um caráter novo não é coisa que se encontre nas lojas, como se fosse umi-Phone...muit om enos em promoção. Quando se trata de educação financeira — de pais para filhos, de mães para filhas etc — é essencial deixar claro queque rer nãoépo der ... poder é poder dizer “não”. Sem muita rigidez, que pareça avareza ou sovinice. Sem muita ternura, que pareça culpa ou remorso. Quem ama, também diz“não ”. Simples assim.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil