O Dia

O Rio de DARCY

Há 20 anos, morria o criador dos Cieps, que comandou projetos ousados que marcam a paisagem fluminense

- Reportagem de Caio Sartori

Em novembro de 1986, Darcy Ribeiro, então vicede Leonel Brizola, perdeu a eleição para governador. O professor sabia que a derrota colocava em riscoos projetos ousados que desenvolve­ra desde 1983 no Rio de Janeiro, que ele chamava de“província mais bel ada Terra ”. Na última sexta-feira, a morte de Darcycompl­et ou 20 anos — e sua falta é sentida por muita gente no estado, onde as marcas de sua atuação são visíveis por todos os lados. Por sua vez, o vencedor daquela eleição, Moreira Franco, acaba de ser promovido a ministro, com foro privilegia­do.

“Foi um momento muito duro que testemunhe ide perto. Um desastre. N odiada eleição, ele já sabia que iria perder”, recorda a escritora Rosisk aD arcy de Oliveira, assessorad­o vice-governador durante o mandato. “Ele foi à minha casa. Não queria ouvir os fogos (do rival). Ficou muito abalado. Não por ele, porque Darcy não se preocupava com o Poder. Ele se importava com o poder do Poder.”

Foi preocupado como poder dos‘ fazimentos ’, como dizia, que Darcy idealizou e criou no Rio mais de 500 ‘escolões’. Os Cieps, hoje, são considerad­os, deforma consensual, um projeto revolucion­ário na história da Educação brasileira—eviraram a principal lembrança da gestão Brizola e uma presença marcante na paisagem arquitetôn­ica do Rio.

Na concepção dos Cieps, a criança deveria vivenciar, além doensinotr adicional, experiênci­as de esporte e cultura, além de contar com assistênci­a médica. E se alimentar três vezes por dia. “A semente revolucion­ária do Cie pé a integração­ent reeducação e cultura. É oque permite democratiz­ar o saber ”, opina a professora Lia Faria, daUerj, que integrou a equipe de Darcy.

“Darcy e Brizola trazem uma perspectiv­a totalmente diferente de quem acha que a marginalid­ades e resolve com mais presídios e com redução da maioridade penal. O projeto( Cieps)e rau ma iniciativa necessária”, aponta Libânia Xavier, professora da UFRJ.

E como Darcyve ria o atual cenário? Com certeza, não estaria satisfeito co maqueda, em 2016, do percentual de estudantes do ensino básico estudando em horário integral no país (eram 16,7% em 2015, e agora são 9,1%). “Estaria furioso. A maior homenagem a ele é a nossa indignação”, defendeu Lia Faria, em seminário da Fundação Darcy Ribeiro, na semana pasada.

 ?? ERNESTO CARRIÇO ?? Uma das frases do educador Darcy Ribeiro, que hoje se revela profética, estampada em muro na Lapa
ERNESTO CARRIÇO Uma das frases do educador Darcy Ribeiro, que hoje se revela profética, estampada em muro na Lapa
 ??  ?? O então vice-governador no Sambódromo, que ajudou a conceber
O então vice-governador no Sambódromo, que ajudou a conceber
 ??  ?? Cieps: marca de Darcy no estado
Cieps: marca de Darcy no estado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil