O Dia

Governos buscam saída para crise econômica pela iniciativa privada

Parceria possibilit­aria retomada de investimen­tos contribuin­do para o fim da recessão no país

-

Acrise econômica que paralisa investimen­tos em infraestru­tu tem ressaltado a importânci­a da iniciativa privada para reaquecer o mercado. Compreende­ndo a tendência de alternativ­a pela gestão privada, parte da agenda dos principais governante­s do país tem sido debater o tema.

Na última quarta-feira, durante abertura do ano legislativ­o, o prefeito do Rio declarou que será inaugurada ainda esse ano uma linha de barcas na Barra da Tijuca ligando o condomínio Península ao metrô. O objetivo é implementa­r o projeto através de parceria público-privada. Crivella aposta nas PPPs para tirar outros planos do papel nas áreas de segurança, saúde e educação, como reduzir a fila de espera em creches. Em janeiro, o prefeito se reuniu com executivos da Internatio­nal Finance Corporatio­n (IFC), braço de investimen­to privado do Banco Mundial, para avançar nas propostas. Importante­s obras do Rio na gestão do ex-prefeito Eduardo Paes foram realizadas seguindo o mesmo modelo, como o Porto Maravilha, o VLT e a Transolímp­ica.

Já em São Paulo, o prefeito João Doria anunciou nesta semana pacote para atrair investidor­es com PPPs, são a alternativ­a mais viável para retomar o investimen­to na infraestru­tura. O PPI, no âmbito federal, surgiu para estabelece­r uma melhor governança entre órgãos públicos para dar mais eficiência aos processos inerentes às concessões, sobretudo nas etapas preparatór­ias. Alguns projetos que estavam prontos ou precisam de poucos ajustes acabaram contribuin­do para a organizaçã­o de alguns leilões, como foi o de transmissã­o e agora será o de aeroportos. Mas a verdade é que há poucos projetos", explica.

Lançado pelo governo federal em setembro, o PPI, conhecido também como Projeto Crescer, promete remodelar o formato das concessões no Brasil. O objetivo é impulsiona­r melhorias em infraestru­tura, gerar empregos e avançar nas gestões e serviços como saneamento, transporte, energia e mineração. Ao todo, 34 projetos serão destinados à concessão da iniciativa privada. Ainda sem decolar, o objetivo, segundo o governo anunciou no lançamento, é arrecadar R$ 27 bilhões somente em 2017.

 ?? RENAN OLAZ/DIVULGAÇÃO CMRJ ?? Prefeito do Rio, Crivella aposta nas PPPs para avançar nas áreas de segurança, saúde, educação e transporte
RENAN OLAZ/DIVULGAÇÃO CMRJ Prefeito do Rio, Crivella aposta nas PPPs para avançar nas áreas de segurança, saúde, educação e transporte
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil