O Dia

Começa o prazo para declarar IR

Contribuin­tes precisam ficar atentos às mudanças das regras para preencher a declaração do Imposto de Renda. Envio deve ser feito até o dia 28 de abril

- PALOMA SAVEDRA paloma.savedra@odia.com.br

Regras para preencher a declaração mudaram e contribuin­tes devem ficar atentos. Entrega tem que ser feita até o dia 28 de abril. Saiba quais as despesas que podem ser deduzidas.

Passada a ressaca carnavales­ca, agora é hora de os contribuin­tes se organizare­m para não cair nas ‘garras’ do Leão. Começa hoje e termina em 28 de abril o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, ano-base 2016, à Receita Federal, sem multa. O Fisco espera que 28,3 milhões de pessoas enviem o documento. E as dicas para não cair na malha fina e conseguir restituiçã­o maior até parecem básicas, mas, segundo especialis­tas, muitos se esquecem e, por isso, podem se complicar.

A primeira recomendaç­ão é para que os contribuin­tes fiquem atentos às mudanças nas regras. Este ano, por exemplo, é obrigatóri­o informar o CPF de dependente­s com idade a partir de 12 anos, completado­s até 31 de dezembro de 2016. O vice-presidente operaciona­l do Conselho Regional de Contabilid­ade do Rio, Samir Nehme, também destaca que haverá mais rigor por parte da Receita. “O Fisco será mais rigoroso no cruzamento de dados, como gastos com saúde e empregada doméstica”, informou.

Ele citou ainda as novidades tecnológic­as, e que tornarão mais fácil a declaração: agora, o programa gerador será atualizado automatica­mente — incorporan­do o Receitanet —, sem necessidad­e de ser baixado. Além disso, o sistema vai recuperar os nomes ao digitar o CPF ou CNPJ.

FUJA DA MALHA FINA

Diretor-executivo da Confirp Consultori­a Contábil, Richard Domingos alerta: evite deixar a entrega da declaração para a última hora. “Quem entrega com antecedênc­ia recebe a restituiçã­o antes. E em caso de problemas, terá tempo para resolvêlos, sem ter que fazer declaração retificado­ra após o prazo de entrega”, diz.

Para não ter problemas, a diagramado­ra Deisedóris Carvalho, 54, baixará logo o programa para entregar a declaração. “Evito deixar para os últimos dias para não ter dor de cabeça na hora de enviar”, conta ela, que optará pelo modelo Simplifica­do em vez do Completo, já que tem poucos gastos para abater.

Na declaração simplifica­da o contribuin­te não informa deduções e tem desconto de 20% do valor dos rendimento­s tributávei­s. Já a completo é ideal para quem tem muitos gastos. Vale lembrar que o site da Receita faz o cálculo do imposto em cada modelo.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Deisedóris não quer ter problemas com a Receita, por isso vai preencher e enviar logo a declaração do IR
DIVULGAÇÃO Deisedóris não quer ter problemas com a Receita, por isso vai preencher e enviar logo a declaração do IR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil