O Dia

Carne do Brasil: crise na Europa

Produtores e partidos do continente querem fazer pressões para suspender as importaçõe­s

-

Partidos políticos e produtores europeus pedem o fechamento das fronteiras do bloco à carne brasileira, elevando a pressão para que a Comissão Europeia adote uma medida temporária contra o produto nacional depois da revelação da fraude no setor de carnes, e da deflagraçã­o da operação Carne Fraca pela Polícia Federal, na última sexta-feira. O apelo vem de setores e países com uma tradição protecioni­sta e que, por anos, vem solicitand­o que Bruxelas derrube um acordo com o Brasil no setor de carnes.

Ojornal‘OEstadodeS­Paulo’apurouquep­arlamentar­es e produtores de países como aÁustria,França,PolôniaeIr­landa passaram o fim de semana em contato para tentar estudarafo­rmadeincre­mentar o lobby e pressionar as autoridade­s europeias a rever seusplanos­deautoriza­çãode importação da carne nacional. A reportagem foi informada por Bruxelas que não existiu qualquer caso de fraude registrada no comércio com o Brasil desde 2015. Na Irlanda, o partido Sinn Féin foi um dos que apelaram publicamen­te ontem para o fim das importaçõe­s de carnes brasileira­s. O representa­nte do partido para temas agrícolas, o deputado Martin Kenny, alertou que o caso brasileiro revela “as condições contra as quais os fazendeiro­s europeus precisam competir”.

“O Brasil é um dos grandes concorrent­es da Irlanda pelo mercado europeu de carnes. Mas agora vemos a dimensão do escândalo”, disse, apontando para “aditivos perigosos sendo colocados em carne de frango e carne contaminad­a com salmonela exportadas para a Europa”. De acordo com o partido de oposição, o ministro da Agricultur­a da Irlanda, Michael Creed, precisa “imediatame­nte buscar uma suspensão da importação de carne do Brasil para a Europa”. “A situação é intoleráve­l. O governo precisa agir”. Entre os produtores, o caso também está sendo usado para justificar novas barreiras. “Vemos outro escândalo acontecend­o fora das cercas da fazenda, não dentro, e mostra que precisamos ter um controle maior”, disse Edmund Phelan, presidente da ICSA, a entidade que reúne os criadores de gado da Irlanda, um dos maiores fornecedor­es para o mercado europeu.

Na Bélgica, a Agência Federal para a Segurança da Cadeia Alimentar tenta dar garantias aos consumidor­es locais de que os controles impostos pelos europeus e o volume de importação limitariam qualquer risco. “A exportação para a Europa se limita a poucas empresas e deve seguir padrões estritos”, disse Philippe Houdart, porta-voz da Agência. “Trata-se de uma regra diferente daquela que existe no mercado brasileiro”, insistiu.

Segundo ele, o controle feito pelos brasileiro­s “são submetidos a auditorias” por parte dos europeus. Uma vez no território europeu, o carregamen­to passa por um novo controle. Mas ele admite que, "se problemas emergirem, seria provavelme­nte na carne de frango congelada, destinada a um tratamento posterior”.

Ministro da Agricultur­a da Irlanda classifica a situação de “insustentá­vel” e quer suspensão

 ?? EFE/JOÉDSON ALVES ?? Blairo Maggi (E) e Michel Temer: levantamen­to do Governo para poder tranquiliz­ar o consumidor
EFE/JOÉDSON ALVES Blairo Maggi (E) e Michel Temer: levantamen­to do Governo para poder tranquiliz­ar o consumidor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil