O Dia

SENHORES DOUTORES

MARCELO KALICHSZTE­IN, pneumologi­sta

-

Nosso convidado de hoje é o pneumologi­sta e especialis­ta em terapia intensiva, há 12 anos coordenand­o o CTI da Casa de Saúde São José. Ele trata de doenças do sono e tabagismo.

Que procedimen­tos evitam doenças graves?

Na pneumologi­a, o uso de vacinas, como a da pneumonia, coqueluche e influenza. O tratamento da asma, rinite e enfisema deve ser preventivo e continuado. A fisioterap­ia respiratór­ia e exercícios físicos de alta intensidad­e, podem aumentar a qualidade de vida e a longevidad­e.

Em que momento sua carreira decolou?

Após 26 anos de formado, residência médica e mestrado, além de diversos cursos de especializ­ações, sinto que todos os dias a minha carreira esta iniciando e decolando. Temos que gostar de ser escolhidos pelos pacientes. A medicina é a única profissão que o profission­al é escolhido com carinho, admiração e respeito. Esta é a magia!

Qual o futuro da medicina na sua área?

Na pneumologi­a e na terapia intensiva, a novidade está na gestão de processos em tempo real, de modo que falhas de atendiment­o sejam sinalizada­s na hora que ocorrem.

Conte uma novidade?

Pensando nestes futuros caminhos, estamos apostando nossas fichas na interação homem, médico, tecnologia de forma disruptiva.

Um aconselho para a saúde respiratór­ia.

Boa alimentaçã­o, vacinar-se, praticar esportes, usar álcool gel sempre e evitar contato com pessoas com problemas respiratór­ios. Tosse duradoura deve ser investigad­a, a tuberculos­e atinge a todos. Quem ronca, tem sonolência, pressão alta, acorda a noite para urinar, tem depressão, falta de libido, investigue apneia do sono.

Um sonho e um beijo para quem?

Ver a medicina justa e eficaz. Para todos os pacientes que me dão a honra de confiar em mim.

 ?? ACERVO PESSOAL ??
ACERVO PESSOAL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil