O Dia

Retrato do país estagnado

Brasil fico umais pobre e interrompe­u trajetória de avanço no desenvolvi­mento humano

-

Pela primeira vez desde 1990, o Brasil ficou estagnado no Índice de Desenvolvi­mento Humano (IDH) da ONU. O IDH considera uma série de indicadore­s para calcular o grau de desenvolvi­mento social e econômico de cada nação. O Brasil está na 79ª posição entre 188 países pesquisado­s.

O IDH do Brasil está em 0,754( em escalade 0 a 1), mesma pontuação do ano passado, enquanto mais de uma centena de países medidos apresentou melhora. “São poucos os países que ficam estagnados ou caem no desempenho do IDH.Atendência­é de todos avançarem”, disse a coordenado­ra do Relatório de Desenvolvi­mento Humano Nacional, Andréa Bolzon.

O desempenho brasileiro é reflexo da crise econômica que o país já enfrentava em 2015, ano da coleta dos dados do relatório. Entre 2014 e 2015, a pobreza no Brasil aumentou, rompendo um ciclo de queda que vinha desde a década anterior. Em 2015, 3,63% da população vivia em situação de extrema pobreza, com renda mensal per capita de até R$ 70. Com isso, cerca de 4 milhões de pessoas ingressara­m na pobreza. O desemprego também cresceu de forma expressiva, chegando a 12 milhões de pessoas.

A ONU também mede o ID H ajustado pela desigualda­de de cada país. Nesse caso, o Brasil cai 19 posições entre as 188 nações, já que, mesmo com avanços nos últimos 13 anos, aindaéodéc­i momais desigual entre os pesquisado­s.

 ?? DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO/31.1.2017 ?? Catadores em lixão de Brasília. Desemprego impactou índice da ONU
DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO/31.1.2017 Catadores em lixão de Brasília. Desemprego impactou índice da ONU

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil