O Dia

Moro manda PF atrás de blogueiro

-

O blogueiro Eduardo Guimarães,doBlog da Cidadania, foi conduzido coercitiva­mente ontem para depor na Superinten­dência da Polícia Federal (PF), em São Paulo, por determinaç­ão do juiz Sérgio Moro.

Segundo Guimarães, ele foi questionad­o a respeito do vazamento de informaçõe­s da operação em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi levado para depor, também sob condução coercitiva, em 4 de março de 2016. Em 28 de fevereiro, o blogueiro haviaantec­ipado a ação, informando que o sigilo bancário de Lula e de familiares dele havias ido quebrado eque abusca e apreensão atingiria vários imóveis da família.

Por meio das redes sociais, Guimarães protestou contra a ação. “É lamentável viver em um país em que pessoas comprometi­das coma informação­e coma democracia sejam submetidas a todo tipo de constrangi­mento, por via da lei ”, disse. Segundo o blogueiro, foram apreendido­s os celulares dele e da mulher, um computador eumpendriv­e.

Segundo Moro, o blogueiro não pode ser considerad­o jornalista e o Blog da Cidadania é “veículo de propaganda política”, e por isso não está protegido pelo sigilo da fonte, previsto na Constituiç­ão. O advogado de Guimarães, Fernando Lacerda, disse, em nota, que“condiciona­ra qualificaç­ão de‘ informação jornalísti­ca’ ao conteúdo das manifestaç­ões não tem outro nome: é censura”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil