O Dia

Mais países anunciam restrições à importação do produto após denúncias

-

Mais países anunciaram ontem restrições às importaçõe­s de carnes brasileira­s. Japão, Hong Kong, Suíça e México se juntaram à China, Egito, Chile, Jamaica e União Europeia na decisão de proibir a entrada de produtos após a operação Carne Fraca da Polícia Federal. A Coreia do Sul reverteu a ideia inicial de também suspender a compra . Hong Kong liderou as importaçõe­s de carnes e derivados brasileiro­s no ano passado, com compras de US$ 1,849 bilhão.

As autoridade­s suíças anunciam que também bloquearam a entrada da carne brasileira produzida por empresas envolvidas na fraude revelada pela PF. Os suíços seguiram o mesmo padrão adotado pela Comissão Europeia.

Ontem, a comissão voltou a confirmar que, das 21 empresas envolvidas na fraude, quatro delas exportavam para o continente europeu e, assim, foram retiradas da lista de exportador­es. Nas próximas semanas, o comissário de Assuntos de Saúde da UE, Vytenis Andriukait­is, viajará ao Brasil e o tema estará no centro dos debates.

A estratégia do governo brasileiro para tentar estancar as consequênc­ias da Operação Carne Fraca é minimizar os efeitos das irregulari­dades dentro do universo do setor. Ontem, o presidente Temer voltou a sinalizar incômodo com a forma como foi desencadea­da a operação da PF, mas sem citar a instituiçã­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil