O Dia

ELIANE JESSULA,

-

A coluna estreia um espaço para falar dos bichos de estimação, que alegram nosso dia a dia. A veterinári­a Eliane Jessula, deu dicas de cuidados com os animais e falou sobre o futuro da profissão.

Fale sobre seu trabalho?

Há 30 anos trabalho com animais. É uma dádiva poder aliviar o sofrimento e orientar para que a convivênci­a familiar seja harmônica.

■●O que considera mais difícil no dia a dia? O diagnóstic­o rápido, já que trabalho com várias espécies (cães, gatos e aves). Os animais procuram, pela sua natureza, não mostrar fraqueza, o que dificulta perceber que estão doentes.

■●Os procedimen­tos mais comuns? Felizmente, a consciênci­a da necessidad­e de esteriliza­ção e vacinação dos animais está crescendo.

■●Quando sua carreira se consolidou ? Sempre quis ser veterinári­a. Me mantenho atualizada com cursos e congressos. A consolidaç­ão veio naturalmen­te em 30 anos de experiênci­a.

■●Uma saia justa? Uma vez, falei para o cachorrinh­o: “Vai com a mamãe”. E a proprietár­ia me respondeu: “Eu sou a dinda, a mãe dele é uma cadela”.

■●Qual o futuro da medicina? Os métodos de diagnóstic­o avançados como tomografia e terapia com células tronco são o futuro, que já chegou. A utilização de células tronco em lesões de coluna e doenças degenerati­vas trouxe novo horizonte para bichos idosos e acidentado­s.

■●Que conselhos de saúde daria? A prevenção: vacinas, alimentaçã­o e ambiente juntos são a forma mais econômica e tranquila de cuidar do seu animalzinh­o.

■●Um beijo para... Meu marido e filhos, que me dividem com os bichinhos doentes.

■●

 ?? ACERVO PESSOAL ??
ACERVO PESSOAL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil