O Dia

ENSINO A DISTÂNCIA

- Francisco Alves Filho

Écada vez maior a oferta de cursos de Educação a Distância no Brasil e a adesão dos alunos também aumenta rapidament­e. Nessa modalidade, o estudante dispõe de módulos voltados para o ensino profission­al, nível superior e também cursos livres, que ajudam no espaço entre o que ele aprende na vida acadêmica e o que ele precisa no mercado de trabalho.

A professora Rosa Maria Simone, conselheir­a da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), destaca que esse tipo de aprendizad­o exige do estudante qualidades que são muito valorizada­s no mercado. “São caracterís­ticas como responsabi­lidade, organizaçã­o, motivação e interação com o conteúdo”, diz ela. “Num país de dimensões continenta­is, esse tipo de educação é vantajoso pela flexibilid­ade de tempo, já que o aluno estuda na hora que é mais favorável, e a possibilid­ade de ele não precisar se locomover”.

A conselheir­a diz que diminuiu muito a desconfian­ça sobre a qualidade do diploma conseguido através do Ensino a Distância em comparação com o conseguido pelo ensino presencial. “Há alguns, inclusive, que têm tanta ou mais qualidade que cursos convencion­ais. Essa qualidade depende da credibilid­ade e seriedade da instituiçã­o que o propõe”, explica Rosa. “Os órgãos educaciona­is reguladore­sestabelec­emregrasma­isrígidasq­ue forçaram as instituiçõ­es de EAD a adotar regras mais rigorosas para garantir essa qualidade”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil