O Dia

Niterói conquista novo título nacional

Conforme levantamen­to Desafios da Gestão Municipal 2017, cidade fica com o primeiro lugar do Estado

- LUIZ ALMEIDA luiz.almeida@odia.com.br

Niterói acaba de conquistar mais um ‘título’. A cidade ficou com o primeiro lugar no Estado do Rio no estudo Desafios da Gestão Municipal 2017, em levantamen­to realizado pela empresa de consultori­a Macroplan. No total foram analisados cem municípios com população acima de 250 mil habitantes. A conquista chega uma semana depois de Niterói ser apontada pela Fundação Getúlio Vargas como a quarta melhor do Brasil para os maiores de 60 anos.

Segundo o levantamen­to da Macroplan, foram avaliadas as áreas de Educação e Cultura, Saúde, Segurança, Saneamento e Sustentabi­lidade. No ranking nacional, Niterói ficou em com a 25ª colocação, com índice de 0,661. A escala de pontuação vai de 0 a 1 — quanto mais próximo de 1, melhor é a qualidade de vida da cidade. O Rio ficou na 41ª posição, com índice de 0,627; e Petrópolis no 51º lugar, com 0,595.

O melhor resultado de Niterói foi quesito Transparên­cia, que garantiu à cidade o primeiro lugar entre os cem municípios avaliados. De acordo com Giovanna Victer, secretária de Planejamen­to, Modernizaç­ão da Gestão e Controle, o bom resultado é fruto de algumas ações da atual administra­ção. Ela cita como exemplo a implantaçã­o do sistema e-Cidade, um software que centraliza todas as informaçõe­s sobre os processos municipais, garantindo segurança dos dados e transparên­cia na gestão fiscal.

“A transparên­cia é um valor que permeia todas as decisões da prefeitura. Acreditamo­s que é um mecanismo de gestão e, principalm­ente, de cidadania, já que permite que a população conheça de que maneira os recursos são utilizados”, destaca Giovanna Victer.

Ainda segundo o levantamen­to, Niterói conquistou o segundo lugar geral no número de habitantes por ônibus. No quesito saneamento e sustentabi­lidade, a cidade ficou na sexta posição do ranking nacional. Pelo estudo, o município atingiu a 15ª colocação nacional em segurança, que analisou a taxa de homicídios.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil